Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Biofarmácia e Farmacocinética

Biofarmácia e Farmacocinética

Código 13684
Ano 3
Semestre A1
Créditos ECTS 12
Carga Horária PL(30H)/T(30H)/TP(60H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino --A atividade pedagógica decorre essencialmente num sistema presencial tutorial, no qual o processo de aprendizagem é centrado no aluno.
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre o ciclo do medicamento no organismo, os fatores condicionantes e as suas implicações no desenvolvimento e otimização farmacoterapêutica; aprender a calcular os parâmetros farmacocinéticos principais para o estabelecimento de regimes posológicos. O aluno deverá ser capaz de: 1. Discutir o interesse e a aplicação da biofarmácia e farmacocinética no desenvolvimento de novos medicamentos. 2. Explicar a natureza dinâmica do ciclo geral dos medicamentos no organismo. 3. Interpretar as curvas concentração-tempo que traduzem a evolução do fármaco no organismo e calcular os parâmetros farmacocinéticos correspondentes. 4. Estabelecer regimes posológicos adequados para alcançar concentrações terapêuticas de fármaco. 5. Definir os ensaios a realizar para a determinação da biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos. 6. Executar estudos práticos de base farmacocinética, de forma autónoma ou integrado em equipas de trabalho multidisciplinares.
Conteúdos programáticos 1. Biofarmácia e farmacocinética no desenvolvimento de medicamentos (ensaios in silico, in vitro e in vivo). 2. Ciclo geral dos fármacos no organismo: LADME. 3. Modelos compartimentais. Farmacocinética de dose única (administração intravenosa bólus, intravenosa contínua e extravascular). Curvas concentração-tempo, cálculo e interpretação de parâmetros cinéticos. 4. Cinética de doses múltiplas. Curvas concentração-tempo e parâmetros cinéticos em equilíbrio estacionário. 5. Farmacocinética não-linear. Cinética de Michaelis-Menten. Cronofarmacocinética, indução e inibição. 6. Modelização farmacocinética-farmacodinâmica (modelo Emax e Emax sigmoide). 7. Monitorização farmacoterapêutica. Farmacocinética em populações especiais (recém-nascidos, crianças, idosos, insuficiência renal e hepática, obesos, etc). Farmacocinética de subpopulações e regressão Bayesiana. 8. Biodisponibilidade e bioequivalência. Guideline de bioequivalência da Agência Europeia do Medicamento. 9. Métodos bioanalíticos.
Bibliografia principal - T.N. Tozer and M. Rowland (2006); Introduction to Pharmacokinetics and Pharmacodynamics. 1st Ed., Lippincott Williams & Wilkins.
- L. Sargel, S. Wu-Pong and A. Yu (2005); Applied Biopharmaceutics & Pharmacokinetics. 5th Ed., McGrawHill.
- M. Rowland and T.N. Tozer (1995); Clinical Pharmacokinetics: Concepts and Applications. 3rd Ed., Lippincott Williams & Wilkins.
- EMA Scientific Guidelines for Human Medicinal Products (Non-Clinical Guidelines and Clinical Guidelines)
- Multiple scientific papers
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.