Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Empreendedorismo e Criação de Empresas
  4. Estratégia e Competitividade

Estratégia e Competitividade

Código 14034
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Permitir aos alunos compreender e alargar o seu leque de conhecimentos nesta área científica e transmitir um conjunto de conceitos, instrumentos e técnicas de análise, que permita conhecer, investigar e analisar as principais ferramentas de análise estratégica e de competitividade.

Conhecer e aplicar ferramentas estratégicas de análise competitiva empresarial; avaliar e diagnosticar a posição competitiva de um sector de actividade, região e/ou país; e desenvolver investigação sobre a área da estratégia e competitividade.
Conteúdos programáticos I – CONTEXTO DA ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE
1.1- Introdução
1.2 – Estratégia Competitiva e Sector Industrial

II. Análise Estratégica
2.1 - Estratégia Competitiva: Conceitos Centrais
2.2 - Estratégias Competitivas Genéricas
2.3 - Modelos de Análise da Concorrência e Carteira de Negócios
2.4 - Análise Estrutural de um Sector Industrial

III – Estratégias de Internacionalização
3.1 – Introdução
3.2 - Natureza da Estratégia de Internacionalização
3.3 - Formas Básicas de Internacionalização
3.4 - Benefícios, Custos e Riscos de Internacionalização
3.5 - Adaptação e Estandardização
3.6 - Integração Vertical
3.7 - Evolução da Estratégia de Internacionalização
3.8 - Internacionalização dos negócios
Bibliografia principal ANSOFF, I. (1965), Estratégia Empresarial, Ed. McGraw-Hill, S. Paulo;
CARDOSO, L. (1995), Gestão Estratégica das Organizações; Verbo, Lisboa;
DESS, G., LUMPKIN, G.T. & EISENER, A. (2007), Strategic Management, Creating competitive advantages, McGraw-Hill,Irwin.
DÉTRIE, J-P et al. (1993), Strategor - Estratégia, Estrutura, Decisão, Identidade, Política Global de Empresa, Lisboa, D. Quixote;
FREIRE, A (1997), Estratégia: Sucesso em Portugal, Edições Verbo.
GODET, M. (1993), Manual de Prospectiva Estratégica; Dom Quixote, Lisboa.
GOODSTEIN, L. (1992), Applied Strategic Planning: A Comprehensive Guide, San Diego; Pfeiffer.
HELFAT, C. E, FINKELSTAIN, S., MITCHELL, W., PETERAF, M., SINGH, H., TEECE, D. WINTER, S. (2007), Dynamic Capabilities: Understanding Strategic Change in Organizations, Blackwell Publishing, UK.
HITT, M., IRELAND, R. & HOSKISSON, R. (2005), Strategic Management: Competitiveness and Globalization, 4th Edition, Thompson, UK.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.