Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Geometria I

Geometria I

Código 14083
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências Exatas
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular ‘Geometria e Representação I’ tem como objectivo principal, contribuir para o desenvolvimento de um raciocínio e visão espaciais no sentido da concepção e representação do espaço físico arquitectónico, com recurso à linguagem gráfica e técnica de representação do espaço real e imaginado.
Esta unidade curricular tem como objectivos específicos, por um lado, dotar o aluno de noções de geometria e composição do espaço físico e, por outro lado, dotar o aluno de metodologias e ferramentas de representação através do desenho técnico analógico normalizado.
Pretende fomentar no aluno/a, a sensibilidade e a capacidade de imaginação e composição do espaço arquitetónico, ao mesmo tempo, dotando-o/a de ferramentas de representação exata de base geométrica, do desenho técnico e das relações volumétricas das formas que se pretendem comunicar.
Conteúdos programáticos SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO - A projeção como transformação geométrica; Introdução aos diferentes sistemas de representação; Representação ortogonal de formas tridimensionais compostas e de espaços arquitetónicos.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA PROJETIVA: Geometria e Arquitetura. Geometria Plana: Ponto, reta e plano. Figuras e Ângulos. Projeções cotadas e topografia. Geometria tridimensional de sólidos simples e sobrepostos. Representação do Método europeu e americano. Projeções Ortogonais de modelos retos, oblíquos e curvos. Sistemas de representação Axonométrica de modelos retos, oblíquos e curvos. Cortes e Secções. Cotagem e Sombras.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação é contínua e pressupõe a participação ativa nas aulas, que funcionarão em regime de aulas Teórico-práticas e Práticas-Laboratoriais, sendo as primeiras, aulas de apresentação de conteúdos e as segundas, aulas de prática de exercícios e esclarecimento de dúvidas.
A disciplina terá como método de avaliação duas frequências.
Não existe nota mínima de admissão a exame final e a aprovação à disciplina obtém-se a partir de 10 valores.
A avaliação em Exames será mediante Exercícios Práticos.
Bibliografia principal Ching, Francis D. K., (1998). Arquitectura – Forma, Espaço e Ordem. ed. Martins Fontes, Brasil.
Ching, Francis D. K., (2001). Representação Gráfica para Desenho e Projecto. ed. Gustavo Gili, Barcelona.
Cunha, Luís Veiga da, (?). Desenho Técnico. ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Gill, Robert W., (2008). Desenho de Perspectiva. Editorial Presença, Lisboa.
Perrault, Claude, (1673). Les dix livres D’Architecture de Vitruve. ed. Bibliothèque de l’Image, França.
Pinheiro & Sousa, Carlos, (1980). Desenho. TPU-55. Colecção Textos Pré-universitários. Ed. Ministério da
Educação e Ciência, Lisboa.
Santa-Rita & Trindade, José, (1999). Perspectiva Cónica – Manual Prático e Teórico 12?ano de escolaridade.
Ed. Lisboa Editora, Lisboa.
Vries, Jan Vredeman de, (1968). Perspective. ed. Dover Publications, Inc., New York.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.