Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto V/2

Projeto V/2

Código 14138
Ano 5
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(30H)/TP(150H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem 1 - Estabelecer uma metodologia própria e um processo individual que se adapte de uma forma natural a cada aluno. Estabelecer diferenças, permitindo uma constante heterogeneidade que conflua para uma homogeneidade ao nível da participação e do desenvolvimento de cada trabalho.
2 - Promover o espírito de pesquisa, de participação e de confronto de ideias ao nível teórico e prático (projecto).
3 - Promover o debate teórico sobre os principais movimentos e correntes arquitectónicas, tentando posicionar os alunos perante os dogmas, os paradigmas e as vicissitudes das épocas, das sociedades e dos respectivos contextos. Analisar, debater e confrontar as várias posições perante a arquitectura.
4 - Predispor o aluno para situações distintas e complexas, promovendo uma abordagem espontânea e o seu potencial criativo, incentivando-o para uma proposta equilibrada tendo em conta a legislação e os aspectos técnicos dos exercícios propostos.
5 - Alertar o aluno para os problemas ecológicos.
Conteúdos programáticos 1 - O tema central que estrutura o programa desta disciplina é o projecto de detalhe numa relação e dialéctica constante entre arquitectura e construção.
2. - Conceitos teóricos e práticos sobre as diversas fases e momentos do desenho arquitectónico. A metodologia e a criação de um processo projectual válido para responder às exigências dos programas e das soluções técnicas propostas.
3 - Meios e métodos de análise, leitura e representação dos espaços, sejam eles arquitectónicos ou técnicos. Noções de programa, infra-estruturas, escala, utente, ideia, modelo e materialidade.
4 - O detalhe como estratégia e acção que potencializa as várias dimensões do habitar.
5 - As várias escalas de representação como implicação de novas relações de carácter topológico, tipológico e tectónico; o detalhe como fundamento de resposta às premissas através da conjugação de todas as especialidades.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Ao longo do semestre os alunos serão acompanhados segundo dois tipos de aulas, Teórico-Práticas (TP) e Orientação-Tutorial (OT).
Nas aulas TP desenvolvem-se os trabalhos de Projecto e respectivo acompanhamento por parte dos professores da U.C., além de sessões de apresentação e crítica envolvendo todas as turmas.
Nas aulas OT propõem-se reflexões e debates que visam a complementaridade e aprofundamento das TP. Estas organizam-se em aulas teórico-reflexivas, de discussão e acompanhamento dos trabalhos a realizar.

A avaliação da disciplina é contínua e presencial. Compreende a obrigatoriedade da assiduidade, da participação, da regularidade e continuidade da discussão, da qualidade mínima dos trabalhos e do cumprimento dos objectivos gerais, pelo que, a presença em todas as aulas e o cumprimento de todos os trabalhos não garantem a aprovação automática à disciplina.
O acompanhamento dos trabalhos por parte dos professores de forma continuada, é obrigatório.
Bibliografia principal AAVV – A Green Vitruvius, Princípios e Práticas de Projecto para uma Arquitectura Sustentável. Lisboa: Ordem dos Arquitectos, 2001.
BRANCO, J. Paz – Manual do pedreiro. 1ª ed. Queluz: Escola Profissional Gustave Eiffel, 1993.
CHING, Francis D. K. – Dicionário visual de arquitectura. 2ª ed. Lisboa. Ed. Martins Fontes, 1998..
LENGEN, Johan van – Manual do arquitecto descalço. Porto Alegre: Livraria do Arquitecto, 2004.
MASCARENHAS, Jorge – Sistemas de construção, Vol. II, III e IV. Lisboa : Livros Horizonte, 2004.
MATEUS, João Mascarenhas – Técnicas tradicionais de construção de alvenarias; a literatura técnica de 1750 a 1900 e o seu contributo para a conservação de edifícios históricos. Lisboa: Livros Horizonte, 2002.
RODRIGUES, Jacinto – Sociedade e Território – Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado. 1ª ed. Porto: Profedições, Lda., 2006.
RODRIGUES, Maria João; SOUSA, Pedro Fialho de; BONIFÁCIO, Horácio – Vocabulário Técnico de Arquitectura. Coimbra: Quimera Editores, 1990.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.