Objectivos de Aprendizagem |
Compreender e enfrentar desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing. Obter o conhecimento necessário à definição e implementação de uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente. Espera-se que os alunos desenvolvam um apurado sentido crítico, que sejam criativos, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas do âmbito da comunicação de marketing. Especificamente, espera-se que identifiquem desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing. Que definam uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente as mensagens da organização e das suas marcas; que compreendam a necessidade de coordenar as várias formas de comunicação. Que integrem no processo comunicacional ferramentas como a publicidade, a promoção de vendas e as relações públicas.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
Relativamente às metodologias de ensino, utilizam-se métodos mistos: expositivo, trabalhos de grupo e estudos de casos que permitam que os estudantes adquiram as competências definidas. O ensino será teórico-prático. A avaliação da disciplina será feita através de um teste individual e de um trabalho de grupo. A avaliação contínua (fase de Ensino-Aprendizagem) implica que os alunos tenham um mínimo de 6 valores em cada um dos tipos de avaliação. Numa fase seguinte, em caso de reprovação na fase de avaliação por Ensino-Aprendizagem os alunos são avaliados através de Exames de Época Normal e/ou Época de Recurso.
|
Bibliografia principal |
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Ed. Dom Quixote; Belch, G. & Belch, M. (2014). Propaganda e Promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing, 9ª Edição, McGraw-Hill, São Paulo; Belch, G. & Belch, M. (2018). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 11st Edition, International Edition, McGraw-Hill/Irwin, New York; Brochand, B., Dionísio, P., Rodrigues, J., De Baynast, A. (2010). Publicitor, Comunicação 360º online-offline, Dom Quixote, Lisboa; Fill, C. (2002). Marketing Communications – Contexts, Strategies and Applications, 3rd Edition, Prentice-Hall/Financial Times, Harlow; O’Guinn, T. C., Allen, C. T., & Semenik, R. J. (2000). Advertising, 2nd Edition South-Western College Publishing; Xavier, A. (2015). Storytelling. Histórias que deixam Marcas, 1ª Edição, Best Business, Rio de Janeiro.
|