Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Planeamento Urbano

Planeamento Urbano

Código 14644
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Planeamento e Urbanismo
Objectivos de Aprendizagem 1. Dominar as características gerais do Planeamento de Cidades em Portugal e em outros países europeus;
2. Compreender as propostas do Planeamento de Cidades e analisar os motivos a favor ou contra eles;
3. Compreender os principais instrumentos de Urbanismo e seus conteúdos, considerando várias escalas: instrumentos nacionais, instrumentos regionais, instrumentos inter-regionais, instrumentos especiais, instrumentos setoriais e instrumentos municipais;
4. Compreender os tipos de uso da terra e o significado das áreas urbanas em comparação com os espaços rurais, especialmente no que se refere aos processos de construção e urbanização;
5. Compreender os instrumentos, técnicas-ferramentas e modelos de Planeamento Urbanístico, e os projetos de desenvolvimento e saber como aplicar suas regras, no contexto da Engenharia Civil;
6. Preparar os alunos para entender os recursos do Planeamento da Cidade em uma ampla gama de assuntos relacionados à análise da Cidade à escala europeia.
Conteúdos programáticos 1. INTRODUÇÃO AO PLANEAMENTO DA CIDADE
a. Objetivos, significados e desafios
b. Papel do ENGENHEIRO CIVIL numa atividade multidisciplinar
2. SISTEMA DE PLANEAMENTO URBANÍSTICO EM PORTUGAL
a. Marcos históricos
b. Instrumentos de gestão territorial (IGTs)
3. Planos de Pormenor: PP de Reabilitação Urbana, PP de Salvaguarda, PP do Espaço Rural
3. USOS DO SOLO E SEUS CONDICIONANTES
a. Usos do solo (Urbano / Rústico), Perímetro Urbano, Regras de urbanização e edificação
b. Condicionantes: Reserva Agrícola Nacional, Reserva Ecológica Nacional, Outras condicionantes
c. Mecanismos de perequação no âmbito dos PMOT
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 5. Alunos internacionais: a metodologia proposta visa promover a realização de tarefas relacionadas com o estudo de IGTs em grupos de trabalho, focados na integração de estudantes internacionais na sala de aula.
Os assuntos são apresentados a fim de promover um debate crítico entre estudantes. Inclui um power point por cada Tópico do Programa e referências bibliográficas, disponibilizados antecipadamente aos estudantes via plataforma web moodle-UBI, que os estudantes deverão rever antes da aula, a fim de melhor contribuírem para a discussão em cada sessão. Tais materiais ensino-aprendizagem oferecem uma variedade de atividades de ensino, estudos de casos, visitas de estudo e palestras por convidados. Nas aulas Práticas e laboratoriais (PL), espera-se que os alunos analisem estudos de caso de IGTs.
Bibliografia principal ADAMS, D.; TIESDELL, S.: Shaping Places, Urban Planning, Design and Development. Routledge, New York, 2013.
MARSHALL, S.: Urban Coding and Planning. Routledge, New York, 2011.
OLIVEIRA, Fernanda Paula: Novas Tendências do Direito do Urbanismo: de um Urbanismo de Expansão e de Segregação a um Urbanismo de Contenção, de Reabilitação Urbana e de Coesão Social. Almedina, Coimbra, 2011.
PARDAL, Sidónio, Lobo, Manuel Costa, Correia, Paulo V.D.: Normas Urbanísticas, Volume IV: Planeamento Integrado do Território, Elementos de Teoria Crítica. UTL, DGOTDU, Lisboa, 2000.
VIRTUDES, A.: “Urbanística Moderna em Portugal: Santarém, um caso exemplar”, Nota de Rodapé Edições, Lisboa / Paris, 2015.
WLODARCZYK, Anna Marta (Editor / Redaktor): Traditional and New Public Spaces in Rural Areas / Tradycyjne I Nowe Przestrzenie Publiczne na Obszarach Wiejskich, Oficyna Wydawnicza Pwsz, Nysa, Poland, 2014.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.