Objectivos de Aprendizagem |
Conhecer e compreender as várias correntes e paradigmas que, ao longo do último século, têm tido como objecto de estudo os fenómenos comunicacionais e mediáticos. - Adquirir uma visão alargada das teorias da comunicação nas várias correntes e paradigmas que se desenvolveram ao longo do último século. -Interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias, aplicando os conhecimentos a casos concretos. -Fazer sínteses críticas de alguns dos textos mais importantes das teorias da comunicação. -Produzir recensões e debater oralmente textos científicos na área da teoria da comunicação. -Possuir bases teóricas para enquadrar de forma ampla e reflexiva o trabalho profissional em comunicação.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
Através da leitura, interpretação e comentário de textos e consequente discussão, é promovida a participação e o desenvolvimento da capacidade de investigação, reflexão e argumentação. Os testes escritos validam a aquisição de competências em termos de conhecimentos e compreensão dos conteúdos programáticos.
|
Bibliografia principal |
Fiske, John (2002), Introdução ao Estudo da Comunicação, Porto, Asa. Hohlfeldt, António, Luiz Martino e Vera Veiga França (2001), Teorias da Comunicação, Petrópolis, Editora Vozes. Holmes, David (2005), Communication Theory: media, technology, society. Londres, Sage. Littlejohn, Stephen e Foss, Karen (2009), Encyclopedia of Communication Theory. Sage. [acessível online] Mattellart, Armand e Mattelart, Michèle (1997), História das Teorias da Comunicação, Porto, Campo das Letras. McQuail, Dennis (2003), Teoria da Comunicação de Massa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Serra, J. Paulo (2007), Manual de Teoria da Comunicação, Covilhã, Livros LabCom. [acessível online] Wolf, Mauro (1992), Teorias da Comunicação, Lisboa, Editorial Presença.
|