Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Comunicação
  4. Teoria Política

Teoria Política

Código 14689
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino -- Presencial.
Estágios -- Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem 1. Adquirir conhecimentos sobre um conjunto de conceitos e de temáticas que são do domínio da teoria política.
2. Compreender as várias dimensões da comunicação no fenómeno político.
3. Conhecer as principais temáticas e problemáticas que animam a reflexão política, social e filosófica contemporânea.
4. Refletir, argumentar e debater criticamente sobre o problema da informação política e a sua importância em Democracia.
5. Formular juízos críticos acerca das temáticas político-sociais contemporâneas, exercitando as suas competências lógico-argumentativas, estabelecendo correlações e promovendo a compreensão e a problematização da realidade contemporânea.
6. Desenvolver as competências e o interesse pelo debate público de ideias.

Conteúdos programáticos 1. O Mundo está cada vez pior? – Perceção e realidade.
2. Democracia - Crise de representação e participação?
3. Democracia e direitos humanos.
4. Os principais problemas da política: liberdade e poder político; justiça social; os vértices do público e do privado (praça pública ou privada?); liberdade e política securitária; informação e comunicação na política (o dever de informar e o direito a saber); a liberdade e a ética na política, a narrativa, a construção dos factos, o problema da mentira e da verdade na política (fake news e pós-verdade); a ciberdemocracia.
5. Contextos e modelos de participação democrática: na escola e na universidade, no trabalho, nas instituições da sociedade civil, na administração local e central, na comunicação social.
6. Famílias ideológicas e ideias políticas: Ainda faz sentido falar de Direita e de Esquerda?
7. Introdução às teorias políticas contemporâneas mais representativas (leitura e discussão de textos essenciais).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Exercício escrito presencial – 55% da nota final; sobre todas as sessões.
2. Comentário crítico – 45% da nota final.

Bibliografia principal Brennan, J. (2017). Contra a Democracia. Gradiva.
Bregman, R. (2018). Utopia para Realistas. Bertrand Ed..
Butler, J. (2017). Problemas de Género. Orfeu Negro.
Correia, P. (2024). Tudo é Tabu. Guerra e Paz.
De Haas, H. (2024). Como Funciona Realmente a Migração. Temas e Debates.
Dery, M. (2000). Velocidade de Escape. Quarteto Ed..
Hume, M. (2016). Direito a Ofender. Tinta da China.
Leonhard, G. (2017). Tecnologia Versus Humanidade. Gradiva.
Mill, J.-S. (2014). Sobre a Liberdade. Edições 70.
Murray, D. (2020). A Insanidade das Massas. Saída de Emergência.
Platão (1996). A República. FCG.
Rachels, J. (2004). Elementos da Filosofia Moral. Gradiva.
Robinson, D. (2019). Ética no Quotidiano. Gradiva.
Rosas, J. C. (Coord.) (2020). História da Filosofia Política. E. Presença.
Sandel, M. (2023). A teoria do Mérito. E.Presença.
Sartori, G. (2000). Homo Videns. Terramar.
Warburton, N. (2015). Liberdade de Expressão. Gradiva.
Zuboff, S. (2020). A Era do Capitalismo da Vigilância. Relógio D’Água.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-10-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.