Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto V/2

Projeto V/2

Código 15196
Ano 5
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(30H)/TP(150H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem A UC de Projeto IV/2 na continuidade de Projeto V/1, através da prática de projeto, estuda programas e metodologias que facilitem propostas de intervenção em realidades urbanas complexas promovendo o entendimento da problemática do projeto do objeto arquitetónico e da reestruturação urbana, numa visão arquitetónica integrada. parte-se de uma relação inversa ao semestre anterior em extensão e detalhamento, projetando primeiro a “Edificação de Novos “Objetos” e reabilitação de “Estruturas existentes” ao Projeto Urbano na “construção da forma de habitar” da cidade.
Conteúdos programáticos Na continuidade de Projeto IV/1, de integração urbana e arquitetónica, pela “construção da forma de habitar” em Projeto IV/2, parte-se de uma relação inversa ao semestre anterior, no desenvolvimento do trabalho do particular para o geral. Obtém-se, assim, o objetivo de desenvolvimento em contínuo, num mesmo território de intervenção, de questionar vários temas de trabalho, a permitir articular e estabelecer o confronto de diferentes escalas e problemas de projeto, do geral para o particular e vice-versa. Numa primeira fase, é solicitado aprofundar, individualmente, o sector de intervenção selecionado no desenvolvimento do programa da Escola de Arquitetura, pela edificação de novos “objetos” arquitetónicos e, ou reabilitação de "Estruturas Existentes", desde a ideia proposta e a sua formalização até à sua caracterização material e construtiva. Numa 2ª fase, será realizada a reinserção dos temas e da proposta de trabalho sectorial individual na integração urbana no conjunto.
Bibliografia principal Greggoti, V. (1972).El Territorio de la Arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili
Meiss, Pierre Von (1990). Elements of architecture from form to place. New york: Van Nostrand Reinhold.
Montaner, Josep Maria. (2002) As formas do século XX. Barcelona: Gustavo Gili.
Montaner, Josep Maria.(2008).Sistemas arquitectónicos contemporâneos. Barcelona: Gustavo Gili.
Rossi, Aldo.(1966) La Arquitectura de la Ciudad. Gustavo Gili: Barcelona,
Venturi, Robert. (1995) Complexidade e contradição na arquitectura. S. Paulo:Martins Fontes.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-02-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.