Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Desenho I/2

Desenho I/2

Código 15225
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/TP(90H)
Área Científica Ciências da Representação
Objectivos de Aprendizagem Desenvolver o papel fundamental do desenho, entendendo-o como instrumento essencial para a criação/concepção Arquitetónica.
O Desenho deverá agora ser entendido como ferramenta essencial de concepção de espaços arquitectónicos.
Neste sentido, e na sequência do conhecimento adquirido na disciplina de Desenho I/1 sobre as potencialidades de expressão e representação das marcas gráficas pretende-se agora «descobrir» a potencialidade experimental e sistemática do desenho para a criação e geração de espaços.
Pretende-se estimular e desenvolver no aluno:
- A análise crítica de uma imaginação criativa;
- O entendimento do conceito de escalas, identidade, proporção, desproporção, distorção, relação, inter-relação, composição: do edifício (interior e exterior), do espaço exterior, do espaço urbano e da paisagem (urbana e não urbana).
Conteúdos programáticos O conteúdo programático da disciplina de Desenho I/2 assenta num percurso exploratório das materialidades, quer através da textura (passando da superfície para a profundidade através de recursividade fractal na alteração das escalas e dos sentidos do entendimento do espaço arquitetónico, desde a observação, à análise e interpretação. Estas operações estarão balizadas em critérios conceptuais arquitectónicos de tipo tectónico e estereotómico e reflectem tanto as escolhas operativas como as escolhas materiais. Assim, desenvolvem-se inicialmente separadamente operações de geração tectónica (operações geométricas clássicas e transformações topológicas) e de geração estereotómica (operações booleanas, morfológicas e de tesselação). Finalmente introduzem-se os discentes ao uso de diagramas como ferramentas essenciais para a exploração, conceptualização, comunicação e análise de ideias dos projetos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Lançamento de exercícios através de um enunciado específico, com descrição dos objetivos, dos materiais a utilizar, do formato a apresentar, do tempo de duração e percentagem de classificação.
Os exercícios serão adequados aos objetivos e conteúdos da disciplina, podendo haver, sempre que necessário, exercícios paralelos, que permitam um melhor entendimento dos objetivos.
Os trabalhos serão apresentados e discutidos no espaço da aula. Cada exercício será apresentado num portfólio de formato A3 e num caderno com folhas que podem variar entre A4 e A5..
Bibliografia principal • ARNHEIM, Rudolf ([1977] 1988) A Dinâmica da Forma Arquitectónica. 1ª Edição. Lisboa: Editorial Presença.
• BAEZA, A. Campo (2011) Pensar com as Mãos. Col. Pensar Arquitectura. Casal de Cambra: Caleidoscópio, Edições e Artes Gráficas S.A.
• BAEZA, A. Campo (2004) A ideia Construida. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
• JANEIRO, Pedro A. (2011) Arquitecturas-Ficcionadas: O Desenho. Lisboa: Chiado Editora.
• LEUPEN, B. et al (1997) Design and Analysis. Rotterdam: OIO Publishers.
• SEQUEIRA, João (2023) Desenhos e Palavras: Contributos para o estudo dos processos de concepção da Malagueira em Álvaro Siza Vieira. Évora: CHAIA Editora
• SEQUEIRA, João & PAIVA, Luisa (2022) Desenho em Arquitectura. Lisboa: Art is Underground Publishing.
• THOMAS, Katie Editor (2007) Material Matters: Architecture and Material Practice. London and New Your: Routledge.
• ZUMTHOR, Peter (2006) Atmosferas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.