Objectivos de Aprendizagem |
Esta UC tem o objectvo geral conferir ao estudante conhecimento teórico da filosofia política e da sua especificidade como ramo da filosofia. Os seus objetivos específicos são: - Estudar, interpretar e discutir textos da filosofia política; - Analisar os conceitos fundamentais da reflexão filosófica sobre a política; - Identificar as fontes, as teorias e os argumentos de filósofos políticos representativos da antiguidade, modernidade e contemporaneidade No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de: 1) Identificar e analisar as questões basilares da filosofia política; e 2) compreender, identificar e apresentar de modo sucinto as principais ideias, conceitos e argumentos de filósofos políticos representativos da antiguidade, modernidade e contemporaneidade.
|
Conteúdos programáticos |
I – F. P. Clássica
1.1. As relações entre filosofia e política. 1.2. O que é filosofia política? 1.3. Filosofia política clássica e filosofia política moderna 1.4. Filosofia política e arte de escrever em Leo Strauss 1.5. Sobre o método em filosofia política: quatro modelos de hermenêutica: L. Strauss, Q. Skinner, J. Pocock, R. Koselleck.
II – F. P. Moderna
2. O legado político de Nicolau Maquiavel 2.1. Maquiavel, maquiavelismo, anti-maquiavelismo 2.2. Maquiavelismo e Razão de Estado 2.3. Máximas de Estado, Segredos de Estado, Golpes de Estado e Razão de Estado em Gabriel Naudé 2.4. Dos “Mistérios de Estado” medievais aos “Golpes de Estado” modernos 2.5. Maquiavel e as conspirações políticas
III – F. P. Contemporânea
3.1. Max Weber e o conceito de carisma 3.2. Carl Schmitt e o conceito do político 3.3. Walter Benjamin e a crítica da violência 3.4. Michel Foucault e o neoliberalismo 3.5. Giorgio Agamben e o estado de excepção
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
As aulas são teóricas/práticas. Adoptar-se-á uma metodologia pedagógico-didática de exposição inicial, seguida de leitura comentada de textos fundamentais, previamente disponibilizados, e de discussão crítica em aula. A exposição dos tópicos visa a aprendizagem clara e segura dos conceitos e a prática do comentário e discussão servir a sua consolidação. Os estudantes dispensam de exame com 10 valores, sendo admitidos a exame com 6 valores.
|
Bibliografia principal |
ARENDT, Hannah, “Sócrates”, in A Promessa da Política, Relógio D’Água Editores, Lisboa, 2007, pp. 11-37. ARENDT, Hannah, “Filosofia e política”, in A dignidade da política, Editora Relume-Dumará, Rio de Janeiro, 1993, pp. 91-115 STRAUSS, Leo, What is political Philosophy? The University of Chicago Press, Chicago and London, 1959. STRAUSS, Leo, Introdução à Filosofia Política, Realizações Editora, São Paulo, 2016. BENTO, António, «Maquiavel, o Pai da Filosofia Política Moderna», entrevista à Revista do Instituto Humanitas Unisinos, nº 427 - Ano XIII - 16/09/2013 - ISSN 1981-8769, in http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?secao=427 BENTO, António (org.), Maquiavel e o Maquiavelismo, Editora Almedina, Coimbra, 2012. BENTO, António (org.), Razão de Estado e Democracia, Editora Almedina, Coimbra, 2012. AGAMBEN, Giorgio, Estado de Excepção, Edições 70, Lisboa, 2010. BENJAMIN, Walter, “Sobre a crítica do poder como violência”, in O Anjo da História, Assírio & Alvim, Lisboa, 2010.
|