Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Filosofia da História

Filosofia da História

Código 15578
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Objectivos de Aprendizagem - Reflexão sobre o campo de estudo da filosofia da história e sobre a sua especificidade como ramo da filosofia. - Estudo, conhecimento, interpretação e discussão dos grandes textos de filosofia da história. - Análise dos conceitos fundamentais que caracterizam a reflexão filosófica sobre a história. - Identificar as fontes, as teorias e os argumentos dos principais filósofos da história e possuir um conhecimento básico das suas interpretações mais credíveis. - Reconhecer e assinalar as identidades e as diferenças entre as filosofias da história do passado e os grandes debates da filosofia da história contemporânea. - Compreender, identificar e apresentar de modo sucinto as principais ideias e conceitos de um texto de filosofia da história. - Manejo crítico da técnica do comentário filosófico aplicada a um texto de filosofia da história.
Conteúdos programáticos 1. Filosofia e História 1.1. A Filosofia Política e a História 1.2. O Conceito de História Científica e a Filosofia da História da Filosofia 1.3. Crise do Direito Natural Moderno e História 1.4. Historicismo, Determinismo e Relativismo dos Juízos Históricos 2. Historia Magistra Vitae 2.1. História do Conceito de Tempo Histórico 2.2. Perspectiva e Temporalidade 2.3. "As Épocas do Conceito de Época" 2.4. Filosofia da História e Iluminismo 3. Modernidade e Secularização 3.1. Teologia da História e Teologia Política 3.2. Karl Löwith e os Pressupostos Teológicos da Filosofia da História 3.3. "Crítica e Crise" da Filosofia da História 3.4. (I) legitimidade dos Tempos Modernos 4. Crise dos Tempos Modernos e Filosofia da História 4.1. As "Considerações Intempestivas" de Friedrich Nietzsche 4.2. A Filosofia da História de Walter Benjamin 4.3. Memória, História, Esquecimento em Paul Ricoeur 4.4. Prognose, Tempo Novo e Aceleração em Reinhart Koselleck 4.5. Tecnologia e Aceleração
Bibliografia principal AAVV., Modernité et Sécularization. Hans Blumenberg, Karl Löwith, Carl Schmitt, Leo Strauss. 2007. Paris: CNRS Editions. Arendt, H., Entre o Passado e o Futuro. 2006. Lisboa: Relógio D'Água. Benjamin, W., O Anjo da História. 2008. Lisboa: Assírio & Alvim. Blumenberg, H., La Légitimité des Temps Modernes. 1999. Paris: Gallimard. Foucault. M., "Nietzsche, la génealogie, l'histoire". 1971. Dits et Écrits II. Paris: Gallimard. Gardiner, P., Teorias da História. 1984. Lisboa: Gulbenkian. Hirschman, A., O Pensamento Conservador. 1997. Lisboa: Difel. Koselleck, R., Futuro Passado. 2105. Rio de Janeiro: Contraponto. Koselleck, R., Estratos do Tempo. 2014. Rio de Janeiro: Contraponto. Löwith, K., O Sentido da História. 1997. Lisboa: Edições 70. Monod, J.-C., La Querelle de la Sécularization. 2002. Paris: Vrin. Nietzsche, F., Considerações Intempestivas. 1976. Lisboa: Editorial Presença. Strauss, L., Direito Natural e História. 2009. Lisboa: Edições 70.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2022-07-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.