Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Matemática e Aplicações
  4. Economia da Energia

Economia da Energia

Código 15637
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Economia
Objectivos de Aprendizagem - Permitir aos estudantes o contacto com os instrumentos fundamentais para a compreensão dos mercados mundiais de energia;
- Analisar na sua plenitude os desafios que quer a humanidade quer a economia enfrentam na transição energética, bem como compreender as limitações de cada fonte alternativa de energia;
- Avaliar as implicações do consumo de energia, por fonte, na prosperidade dos países;
- Perceber os desafios que as falhas de mercado no sector da energia provocam à regulação económica.

O aluno adquire habilidades para identificar os desafios e soluções que enfrentam a economia energética, tornando-se pronto para entrar no mercado de trabalho. No final do estudante de UC deve ser capaz de compreender a dinâmica dos mercados de energia, em particular os resultantes da Acomodação simultânea de diferentes fontes de geração, tanto convencionais e fontes alternativas.
Conteúdos programáticos 1- Introdução à Economia da Energia
2- Fontes de energia: não renováveis versus renováveis
3- Economia dos combustíveis fósseis e das energias renováveis
4- Dependência energética, alterações climáticas e políticas de energia
5- O mix de energia no sector dos transportes
6- Transição energética
7- Regulação no sector da energia
8- Mercados de energia e mercados de eletricidade
9- Análise da procura de energia
10- Elasticidades da energia
11- Consumo de energia e crescimento económico
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. A aprendizagem do ensino ministrado é efectuada em função dos objectivos e competências a adquirir.
2. O ensino pretende proporcionar aos alunos a aprendizagem compreensiva dos factos, conceitos e princípios de Economia da Energia (EE).
3. As aulas apoiam-se num conjunto de textos e exercícios, e procuram promover a discussão de temas em EE e o aperfeiçoamento da capacidade de argumentação.
4. O método de exposição e de estudo de artigos e outro material de apoio procura: 1) desenvolver a capacidade de abstracção; 2) estimular a compreensão da análise dos problemas relacionados com EE; 3) revelar as conclusões da análise económica e a sua importância para a tomada de decisão de opções energéticas; 4) estimular a confrontação das conclusões de diferentes análises sobre o mesmo problema de decisão; e 5) analisar globalmente os mercados e as políticas energéticas.
5. A avaliação e constituída pela ponderação de: teste (50%); trabalho de investigação (40%); e intervenção nas aulas(10%)
Bibliografia principal - Marques, A. C. (2018). ECONOMIA DA ENERGIA: Desafios, intervenção pública e gestão da procura de eletricidade. EDIÇÕES SÍLABO, Lisboa. ISBN: 978-972-618-949-7.
- Murray, B. (2009). Power Markets and Economics: Energy Costs, Trading, Emissions. Wiley, ISBN: 978-0-470-77966-8.
- Rojey, A. (2009). Energy and Climate: How to achieve a successful energy transition. Wiley, ISBN: 978-0-470-74427-7.
- Bhattacharyya, S. C. (2011). Energy Economics, Concepts, Issues, Markets and Governance. Springer, ISBN: 978-0-85729-267-4.
- Quaschning, V. (2010). Renewable Energy and Climate Change, Wiley, ISBN: 978-0-470-74707-0.
- Bern, G. (2011). Investing in Energy: A Primer on the Economics of the Energy Industry, Wiley, ISBN: 978-1-57660-375-8.
- Several articles published in top leading journals, such as Energy Policy, Energy Economics, Renewable and Sustainable Energy Reviews, Energy, Environmental Science and Policy, Environmental and Resource Economics.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-04-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.