Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Tecnologia e Produto de Moda Sustentável
  4. Teoria da Tinturaria e Estamparia

Teoria da Tinturaria e Estamparia

Código 15798
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Objectivos de Aprendizagem Conceitos básicos da medida da cor e aplicação das técnicas de formulação e correção de cores. Relação entre as estruturas física e química das fibras têxteis e a estrutura dos corantes. Bases teóricas do equilíbrio e da cinética tintorial e capacidade de inferir a sua importância no tingimento dos têxteis. O estudante deve ser capaz de:
1 Analisar, interpretar e aplicar os conceitos da medição das cores, tendo em vista a sua aplicação na reprodução de cores na tinturaria e estampagem;
2 Conhecer os fundamentos teóricos da físico-química da tinturaria e da estamparia de forma a poder ser capaz de compreender a função de todos os intervenientes (fibra, corante, produtos químicos e auxiliares, temperatura, tempo, pH, etc.) no processo de tingimento de fibras têxteis e realizar a sua inovação, otimização e controlo, tendo em vista a excelência da qualidade na perspetiva técnica e económica da operação industrial.
Conteúdos programáticos 1. Definição de Cor. Conceitos espectrofotométricos e colorimétricos.
2. Sistema colorimétrico da CIE. Metamerismo. Diferenças de cor. Sistema Cielab. Grau de brancura. Fontes luminosas e iluminantes.
3. Sistemas de ordenação de cores.
4. Reprodução de cores por via espectrofotométrica e por via colorimétrica. Correção de cores.
5. Relação entre a estrutura física e química das fibras e a estrutura dos corantes.
6. Equilíbrio tintorial: isotérmicas, afinidade, efeitos elétricos e calor de tingimento.
7. Cinética tintorial: difusão, velocidade, equações cinéticas, energia de ativação, igualização e compatibilidade.
8. Caracterização das propriedades tintoriais dos corantes.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A unidade curricular funciona com aulas teóricas e práticas-laboratoriais. A metodologia de ensino e aprendizagem será centrada no aluno. O docente, nas aulas teóricas, expõe os conteúdos da unidade curricular e apresenta para discussão exemplos e aplicações, incentivando a reflexão e a resolução de problemas. As aulas práticas-laboratoriais irão decorre no Laboratório de Tinturaria, onde o estudante pode trabalhar com diferentes máquinas/ equipamentos e realizar vários trabalhos experimentais na área da tinturaria.
Os estudantes deverão elaborar, no fim de cada trabalho experimental, um relatório escrito onde deverão aplicar os conhecimentos adquiridos e discutir cientificamente os resultados obtidos. A avaliação da UC consiste na realização de uma prova escrita de frequência (durante o período de ensino-aprendizagem) com um peso de 70%, e na avaliação contínua da componente laboratorial (incluindo relatórios e discussão) com um peso de 30%.
Bibliografia principal M. Clark, Handbook of textile and industrial dyeing - Volume 1: Principles, processes and types of dyes, Woodhead Publishing, 2011.
R. H. Wardman, An Introduction to Textile Coloration: Principles and Practice, Wiley (Society of Dyers and Colorists), 1st ed., 2017.
S. M. Burkinshaw, Physico-chemical Aspects of Textile Coloration, Wiley (Society of Dyers and Colorists), 1st ed., 2015.
Johnson, The Theory of Coloration of Textiles, Published by the Society of Dyers and Colourists, 2nd Ed, 1989.
J. Cegarra; P. Puente e J. Valldeperas, Dyeing of Textile Materials, Textilia, 1992.
J. Shore (Editor), Cellulosics Dyeing, Society of Dyers and Colourists, 1995.
D. M. Lewis (Editor), J. A. Rippon (Editor), The Coloration of Wool and Other Keratin Fibres, Wiley (Society of Dyers and Colourists), 1st ed., 2013.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.