Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Comunicação do Turismo Através de Aplicações Mobile
  4. Comunicação do Turismo Através de Aplicações Mobile

Comunicação do Turismo Através de Aplicações Mobile

Código 16063
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 3
Carga Horária PL(30H)
Área Científica Design
Objectivos de Aprendizagem O objetivo deste curso é fornecer aos alunos conhecimentos em duas áreas complementares: comunicação turística e criação de aplicações móveis. Após a conclusão deste curso, espera-se que os alunos possam criar estratégias de comunicação específicas para os diferentes atrativos turísticos, avaliar criticamente as informações essenciais aos turistas e comunicá-las de forma eficaz utilizando diferentes formatos e técnicas de comunicação, incluindo mapas, guias turísticos e ferramentas interativas. Além disso, os alunos serão capazes de criar aplicações móveis que fazem uso da geolocalização e de técnicas de gamificação para oferecer informações turísticas e recursos interativos para os usuários.
Conteúdos programáticos Introdução à comunicação turística;
Estratégias de comunicação turística;
Avaliação de informações essenciais para os turistas;
Formatos e técnicas de comunicação turística;
Criação de aplicações móveis para turismo;
Uso de geolocalização em aplicações móveis para turismo;
Técnicas de gamificação em aplicações móveis para turismo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino serão baseadas em aulas expositivas, discussões em grupo e atividades práticas de criação de aplicações móveis. A avaliação será realizada através de trabalhos individuais e em grupo, apresentações e testes escritos. A avaliação final será usada para avaliar o grau de compreensão dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem. Projetos (60%) + Frequência escrita (40%) = 100% da média final
Bibliografia principal Buhalis, D. (2003). eTourism: Information technology for strategic tourism management.

Gretzel, U., Sigala, M., Xiang, Z., & Koo, C. (2015). eTourism: The role of ICT in tourism industry innovation.

Han, J. H., & Hyun, S. S. (2015). The effects of gamification on community participation and personal happiness in a mobile travel application context.

Neuhofer, B., Buhalis, D., & Ladkin, A. (2015). Technology as a catalyst of change: Enablers and barriers of the tourist experience and their consequences.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-03-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.