Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional
  4. Mecânica Aplicada II

Mecânica Aplicada II

Código 16142
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 4,5
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Objectivos de Aprendizagem Ensinar a aplicação das leis básicas da Mecânica a problemas de Engenharia relacionados com os sistemas em movimento. O aluno deve ser capaz de formular um problema de Dinâmica, desenvolver um modelo do sistema, achar as equações do movimento do sistema, e analisar o problema de movimento achando as características em causa.
Conteúdos programáticos 1.Cinemática do ponto. Posição, velocidade, aceleração. Trajetória. Movimento rectilíneo, curvilíneo e circular. 2.Movimento composto do ponto. 3.Força e Aceleração. Leis de Newton. Equações do movimento. 4.Quantidade de movimento. Conservação de quantidade de movimento. Colisões. 5.Momento cinético. 6.Trabalho de uma força. Princípio do trabalho e energia. Forças conservativas. 7.Força central. Movimento no campo gravítico central. 8.Cinemática do Sólido Rígido. Translação de um sólido rígido. Rotação de um corpo rígido. Movimento plano. Movimento 3D. Ângulos de Euler. 9.Movimento composto do sólido. 10.Dinâmica do Sólido Rígido. Equações do movimento. 11.Momento cinético. Conservação do momento cinético. 12.Rotação em torno de um eixo. Equilíbrio dinâmico. 13.Equações de Euler. 14.Trabalho e Energia no Movimento do Sólido Rígido. Princípio do trabalho e energia. Conservação da energia. 15.Princípio dos trabalhos virtuais.
Bibliografia principal [L1] F.P. Beer, S. Sanghi, B. Self, E. R. Johnston, P. Cornwell. Mecânica Vectorial para Engenheiros. Dinâmica. 11ª Ed., 2019, McGraw-Hill. [L2] J. L. Meriam, L. G. Kraige, and J. N. Bolton. Meriam’s Engineering Mechanics: Vol. 2 - Dynamics. – John Wiley & Sons; 9th Ed., 2020. [L3] R.C.Hibbler. Engineering Mechanics: Dynamics. Pearson; 14th Ed., 2019.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.