Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional
  4. Mecânica dos Sólidos I

Mecânica dos Sólidos I

Código 16150
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Objectivos de Aprendizagem Partindo da álgebra matricial e da estática, o principal objetivo é o estudo da mecânica dos sólidos usando os conceitos da mecânica do contínuo. Nomeadamente, usam-se diferentes metodologias para descrever a alteração de forma de um sólido e as condições de continuidade para definir o estado de deformação nos pontos, descrever os esforços internos e as condições de equilibrio com o estado das tensões nos pontos, e as relações constitutivas que permitem relacionar as tensões com as deformações, em particular a teoria da elasticidade. Estes conceitos são aplicados a estados de tensão planos, para determinar tensões e deformações em barras esbeltas devidas a esforço axial, momento torsor, momento flector e esforço transverso. Estes conceitos são aplicados ao cálculo estrutural analítico de objetos de geometria simples, e permitirá futuramente extrapolar para o cálculo estrutural numérico de estruturas de geometria e condições de fronteira genéricas.
Conteúdos programáticos 1 – Revisão de Álgebra
2 - Descrição de Alteração de Forma
3 - Descrição de forças internas em sólidos:
4 - Relação constitutiva no Regime Elástico
5 - Tensão e deformação devido a esforço normal
6 - Tensão e deformação devido a torção
7 - Tensão e deformação devido a flexão pura
8 - Tensão e deformação devido a esforços combinados
9 - Esforço transverso em barras de parede fina
10 – Critérios de resistência
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O método adotado de ensino combina a exposição teórica, numa 1ª fase, com a resolução de casos práticos, numa 2ª fase, cobrindo o enquadramento das temáticas, os conceitos e a teoria, as hipóteses simplificadoras e as técnicas inerentes a cada uma das matérias a lecionar. De modo a acentuar as implicações práticas das matérias expostas, serão realizadas em todos capítulos exercícios práticos.
A frequência às aulas tem por objetivo facilitar a apreensão e compreensão dos conceitos, técnicas e métodos de análise, e à interpretação dos métodos associados às principais abordagens da mecânica do contínuo aplicada a sólidos.
Os elementos de suporte à lecionação das aulas e à resolução dos exercícios pelos alunos serão disponibilizados na área da unidade curricular na plataforma Moodle.
Os critérios de avaliação consistem na realização de duas provas escritas ao longo do semestre, com peso de 50 % cada. Os conteúdos a avaliar em Exame versam sobre a totalidade da matéria lecionada.
Bibliografia principal Bower, A. F. 2012, Applied Mechanics of Solids, CRC Press
Beer, J. e DeWolf, 2003. Mecânica dos Materiais, McGraw-Hill
Nash W. A. e Potter M. C. Resistência dos Materiais, Bookman
Língua Português
Data da última atualização: 2025-02-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.