Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Fotografia de Produto: Composição, Iluminação e Edição
  4. Fotografia de Prduto

Fotografia de Prduto

Código 16201
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 1,5
Carga Horária PL(15H)
Área Científica Design
Objectivos de Aprendizagem Conhecer o funcionamento básico de uma máquina fotográfica, iluminação natural e artificial e respectivos acessórios fundamentais na fotografia de produto. Saber como melhorar, retocar e comunicar de forma mais assertiva e profissional as imagens resultantes das sessões fotográficas, através da utilização do software Adobe Photoshop. Analisar as tendências actuais da fotografia de produto e decifrar/desmontar o processo de construção técnico e criativo associados. No final do curso, o aluno/formando deve ser capaz de dominar e utilizar os elementos fundamentais, técnicos e conceptuais, da produção fotográfica; planear e realizar trabalhos de fotografia de produto originais numa perspectiva de mercado.
Conteúdos programáticos Numa primeira fase do curso, irá abordar-se a temática do surgimento de uma exposição fotográfica, isto é, os elementos fundamentais técnicos (os alicerces da fotografia) envolvidos na criação de uma imagem: o obturador, o diafragma e o ISO. Numa segunda fase, explorar-se-ão algumas das melhores práticas envolvidas na criação da fotografia de produto, seja fotografia de catálogo, editorial ou comercial utilizando os conhecimentos associados às características técnicas da máquina fotográfica, diagramas de luz (natural e artificial), composição criativa dos produtos e breve edição fotográfica utilizando o Adobe Photoshop.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas expositivas com recursos audiovisuais e participação dos estudantes numa primeira fase do curso. Posteriormente, o formador irá realizar alguns exercícios práticos in loco com recurso a diferentes produtos/materiais e material de iluminação artificial envolvendo a participação directa dos alunos. Esta metodologia tem como objectivo perceber os desafios envolvidos na criação de diferentes abordagens à fotografia de produto e ajudar a melhorar o resultado final. No final do curso, e como forma de avaliação, os estudantes devem entregar e apresentar um trabalho prático de acordo com o definido no início daquele.
Bibliografia principal Gil, P. (2022). Fotografía de producto y publicitaria. Anaya Multimedia.
Peterson, B. (2003). Learning to see creatively: Design, color & composition in photography.
Amphoto Books.
Hunter, F., Biver, S. e Fuqua, P. (2015). Light: Science & magic. An introduction to
photographic lighting (5ª ed.). Focal Press.
Santos, J. (2010). Fotografia. Luz, exposição, composição, equipamento. Centro Atlântico.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.