Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gamificação e Metodologias Agile para Negócios
  4. Design de Jogos Digitais II

Design de Jogos Digitais II

Código 16207
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Design
Objectivos de Aprendizagem Este curso visa capacitar os participantes para aplicar as metodologias de "Gamificação" e "Agile" em projetos digitais, com o objetivo de aumentar a eficiência e desempenho das equipas de produção. Pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos e competências para gerir e integrar equipas de vendas e de gestão de projetos, utilizando a metodologia "Agile". Além disso, os participantes devem ser capazes de aplicar a gamificação para tornar produtos e serviços mais atraentes e interativos.
Conteúdos programáticos - Introdução à Gamificação e Agile
- Fundamentos da Gamificação aplicados em projetos digitais
- Design de experiências de jogo aplicado a produtos e serviços digitais
- Métodos Agile e como aplicá-los em projetos digitais
- Papéis e responsabilidades em equipas Agile
- Ferramentas de gestão Agile: quadro kanban, scrum, stand-up meetings
- Desenvolvimento de projetos digitais utilizando metodologias Agile e Gamificação
- Gestão e integração de equipas de vendas e de gestão de projetos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O curso será ministrado através de aulas teóricas e práticas, com a realização de atividades individuais e em grupo, visando a aplicação dos conceitos aprendidos. A avaliação será realizada através da participação nas atividades propostas e da elaboração de um projeto prático de aplicação das metodologias de Gamificação e Agile em um projeto digital.
Bibliografia principal Schwaber, K. (2004). Agile project management with Scrum. Microsoft Press. Sutherland, J. (2014). Scrum: The art of doing twice the work in half the time. Crown Business. Zichermann, G., & Cunningham, C. (2011). Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. O'Reilly Media. Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Wiley. Cohn, M. (2005). Agile estimating and planning. Prentice Hall.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.