Código |
16218
|
Ano |
1
|
Semestre |
S2
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
TP(60H)
|
Área Científica |
Matemática
|
Objectivos de Aprendizagem |
No final da unidade curricular o aluno deve: - saber selecionar e aplicar técnicas de probabilidades e estatística na resolução de problemas no domínio da Informática focada na Web; - ser capaz de participar na realização de estudos que envolvam tratamento estatístico de dados, com recurso ao software R e de interpretar os resultados obtidos.
|
Conteúdos programáticos |
1. Estatística descritiva: tabelas de frequências e representações gráficas para variáveis estatísticas unidimensionais e bidimensionais; medidas descritivas. 2. Introdução à Teoria da Probabilidade: propriedades de uma probabilidade; independência de acontecimentos; probabilidade condicional; distribuições Binomial e Normal. Propriedades da média amostral. 3. Introdução à inferência estatística: estimação pontual e intervalar; testes de hipóteses. 4. Regressão linear simples: método dos mínimos quadrados.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A aferição de conhecimentos e competências adquiridas pelos alunos durante o ensino-aprendizagem é feita através da realização de três testes (T1, T2 e T3, classificadas de 0 a 20 valores) com ponderações de 0.2, 0.35 e 0.45 respetivamente. A classificação final de ensino-aprendizagem (CEA, expressa de 0 a 20 valores) é calculada da seguinte forma CEA = 0.2T1 + 0.35T2 + 0.45T3. A dispensa de exame final é concedida quando a classificação final de ensino aprendizagem for igual ou superior a 9.5 valores, houver nota mínima de 1 valor em cada uma das frequências e uma assiduidade superior a 80% das aulas lecionadas. A classificação de “FREQUÊNCIA” é concedida quando a classificação final de ensino-aprendizagem for inferior a 9.5 valores. Classificações superiores a 18 valores são defendidas com uma prova oral. Datas das avaliações: T1- 20/03/2025; T2 - 30/04/2025; T3 - 06/06/2025
|
Bibliografia principal |
- Figueiredo, F., Figueiredo, A., Ramos, A. e Teles, P. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades Problemas Resolvidos e Propostos com Aplicaçõees em R. Escolar Editora. Cota: EG-4.2-00440 - Gonçalves, E., Nogueira, E. e Rosa, A.C. (2016). Probabilidades e Estatística para Ciências e Tecnologia. Conceitos e exercícios resolvidos. Almedina. Cota:M-7.0-00028 - Montgomery, D. e Runger, G. (2011). Applied statistics and probability for engineers, 5ª Edi¸c˜ao, John Wiley & Sons. Cota: MD-14-00531 - Ross, S. (2009). Introduction to probability and statistics for engineers and scientists. Amsterdam Elsevier. Cota: F-1.8-01370 (CD)
|
Língua |
Português
|