Objectivos de Aprendizagem |
Transmitir conhecimentos sobre empreendedorismo e o processo de criação de empresas, potenciar no discente competências e atitudes que fomentem o espírito empreendedor, visando a criação de novas empresas, bem como, a geração de novos negócios e projetos em empresas/instituições existentes. Transmitir conhecimentos sobre plano de negócios, desenvolver no estudante uma série de competências e atitudes que estimulem reflexão crítica sobre o modelo de negócio. Pretende-se, fomentar a realização do Plano de Negócios. Os alunos irão avaliar um conceito de negócio e escrever um bom plano de negócios. Proporcionar oportunidades para desenvolver capacidades argumentativas em aula através da análise de casos de empresas. Desenvolver nos alunos competências para a preparação de relatórios objetivos e com a estrutura adequada Desenvolver competências de comunicação oral e escrita Estimular nos alunos o gosto pela pesquisa e pela consulta de bibliografia especializada.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
Frequência / Assiduidade: - Aulas Teórico-Práticas - Assiduidade não Obrigatória Avaliação Periódica: - Uma prova escrita, sendo de 50% o valor para a nota final (só para trabalhadores-estudantes) / 40% para estudantes; - Trabalhos em aula (para estudantes), sendo 10% o valor para a nota final (obrigatoriedade de 2/3 realizados); - Trabalho escrito (Plano de Negócio), sendo de 40% o valor para a nota final; - Apresentação do Trabalho, sendo de 10% o valor para a nota final. Nota: Nota mínima de 6 valores.
Avaliação Final: - Exame (80%) + Trabalho Final escrito obrigatório (20%)
Serão dispensados de exame os alunos que obtenham uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de 10 valores. No sentido de lhes ser atribuída frequência e portanto poderem ter acesso aos exames, os alunos deverão obter uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de seis valores.
Aplicam-se as normas de gerais de avaliação da Universidade da Beira Interior.
|
Bibliografia principal |
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, 3ªEdição, Escolar Editora Ferreira, M.; Reis, N.; Serra, F. (2009), Marketing para empreendedores e Pequenas empresas, 2ª Ed, Lidel Ferreira, M.; Santos, J.; Serra, F. (2010), Ser Empreendedor, 2ª Ed., Edições Sílabo Carvalho, L.; Costa, T. (2015). Empreendedorismo - uma visão global e integradora, Edições Sílabo Duarte, C. e Esperança, J. (2014). Empreendedorismo e planea Hisrich, R. Peters; M. Shepherd, D. (2005): Entrepreneurship. Empreendedores, 6ª Edição McGraw-Hill, Madrid. Osterwalder, A., e Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Wiley. Silva, M. J. (2007): “Inovação e Empreendedorismo” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã pp. 23-41. ISBN: 978-972-8790-17-6. Thompson, A.; Strickland, A. e Gamble, J. (2008) Administração estratégica, 15ª Ed, McGraw-Hill Portugal.
|