Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Crescimento Económico

Crescimento Económico

Código 16286
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Economia
Objectivos de Aprendizagem Os objetivos da unidade curricular são os seguintes: - identificar os principais factos empíricos relacionados com o crescimento e o desenvolvimento económico no mundo; - identificar os motores e os determinantes do crescimento económico em cada um dos modelos estudados; - resolver os modelos de crescimento estudados e obter os principais resultados no estado estacionário e na dinâmica transicional; - avaliar a verificação empírica dos diferentes modelos de crescimento; - identificar as principais técnicas econométricas usadas no trabalho empírico em crescimento económico; - conhecer alguns dos principais temas atuais de investigação em crescimento económico.
Conteúdos programáticos 1. CONCEITOS E FACTOS 1.1 Porque importa o crescimento económico? 1.2 Crescimento económico vs. Desenvolvimento 1.3 O mundo em dados: PIB per capita, população, pobreza, desigualdade 1.4 Factos empíricos do crescimento económico 2. TEORIA DO CRESCIMENTO EXÓGENO 2.1 Modelo de Solow com progresso técnico: revisões 2.2 Modelo de Solow com capital humano 2.3 Contabilidade do crescimento 2.4 Convergência absoluta e condicional 3. TEORIA DO CRESCIMENTO ENDÓGENO 3.1 Modelo AK 3.2 Modelos com acumulação de capital humano 3.3 Modelos com I&D horizontal e vertical 4. TRABALHO EMPÍRICO EM CRESCIMENTO ECONÓMICO 4.1 Fontes de dados 4.2 Métodos de estimação de regressões de crescimento 5. TÓPICOS DE CRESCIMENTO ECONÓMICO 5.1 Crescimento económico e desigualdades 5.2 Progresso técnico e dinâmica salarial 5.3 Crescimento endógeno e difusão internacional do conhecimento 5.4 Crescimento económico e desenvolvimento do sistema financeiro 5.5 Crescimento económico e instituições
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são de natureza teórico-prática. No início de cada capítulo é feita a apresentação teórica dos seus conteúdos por parte do docente. O ensino-aprendizagem nas aulas de natureza prática centra-se na resolução de exercícios, na análise de dados e na discussão de relatórios e artigos científicos sobre os temas em estudo. A avaliação contínua é composta por: i) teste escrito, com ponderação de 75%; ii) trabalhos individuais (25%). Para serem admitidos a exame final, os alunos deverão obter uma classificação na avaliação contínua igual ou superior a 6 valores.
Bibliografia principal Acemoglu, D. (2009), Introduction to Modern Economic Growth, Princeton University Press. Afonso, O., Vasconcelos, P.B., Neves, P.C. and Sequeira, T.N. (2019), Crescimento Económico – Uma abordagem Moderna e Novas Tendências, Grupo Almedina. Barro, R. and X. Sala-i-Martin (2003), Economic Growth, 2nd Edition, MIT Press. Jones, C.I and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, Norton & Company Weil, D. (2013), Economic Growth, 3rd Edition, Routledge
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.