Código |
16370
|
Ano |
1
|
Semestre |
S2
|
Créditos ECTS |
5
|
Carga Horária |
PL(30H)/T(15H)
|
Área Científica |
Design de Moda
|
Objectivos de Aprendizagem |
Conhecer a história das práticas e teorias de acessórios de moda com o objectivo de conseguir pensar no seu futuro. Entender a importância do acessório de moda no contexto do branding. Elaborar crítica de marcas. Saber estruturar um projecto de Acessório de Moda. 1. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto compreendendo todas as etapas do processo no contexto dos projectos de acessórios de moda associados a marcas de Moda; 2.Ter capacidade para avaliação da adequação de acessórios ao branding das corporações de Moda. 3. Saber interpretar as tendências do mercado para as utilizar com melhor qualidade dentro do projecto de acessório de moda para Marca. 4. Poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais dos clientes corporativos e dos consumidores usando-a concepção de novo acessório de moda.
|
Conteúdos programáticos |
1. Definição de acessórios de moda 1.1. A importância do acessório na marca de Moda; 2. As marcas e acessórios, segmento e mercado 2.1 Os estudos de caso de Acessórios de Moda versus Marca 3. Projeto de Acessórios de Moda para uma Marca 3.1 A interpretação da marca e sua importância 3.2 Adequação do projeto para a marca e seu mercado 3.3 Tendências de estudo de tendências 3.4 Conceção 4. Materiais 4.1Processos 4.2 Técnicas 4.3 Desenvolvimento 4.4 Comunicação do projeto
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
As atividades de ensino/aprendizagem inserem-se nas aulas teóricas, teórico-práticas e no desenvolvimento de trabalhos individuais. A metodologia de ensino/aprendizagem prevê sessões expositivas pelo professor e de discussão de ideias, centrando no aluno a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos teóricopráticos. Os estudantes desenvolvem quatro trabalhos teórico-práticos, onde é abordado a aplicação prática de diferentes formas e processos de desenvolver acessórios. Avaliação: 20% TP1 + 25% TP2 + 25% TP3 + 30% TP4. Esta UC possui uma avaliação contínua e é valorizada pela presença nas aulas.
|
Bibliografia principal |
Gerval, O. (2009). Studies in fashion accessories. A & C Black Publishers Ltd. Handbook of footwear design and manufacture. (2013). Woodhead Publishing Limited with The Textile Institute. Lau, J. (2012). Designing accessories: Exploring the design and construction of bags, shoes, hats and jewellery. AVA Publishing SA. Saunders, S., & Schaffer, J. (2012). Fashion design course: Accessories: Design practice and processes for creating hats, bags, shoes. Thames & Hudson. Genova, A. (2011). Accessory design. Fairchild Books. Ho, H. (2013). Handmade leather bags & accessories. Design Originals. Michael, V. (2006). Leatherworking handbook: A practical illustrated sourcebook of techniques and projects. Cassell. Blumenthal, E. (2011). Handbag designer 101: Everything you need to know about designing, making, and marketing handbags. Voyageur.
|
Língua |
Português
|