Código |
16592
|
Ano |
1
|
Semestre |
S1
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
TP(45H)
|
Área Científica |
História da Cultura
|
Objectivos de Aprendizagem |
- Desenvolver o conhecimento reflexivo acerca do significado e da influência da expansão portuguesa no Mundo. - Reexaminar "mitos" com ligação ao expansionismo português. - Possuir uma perspetiva do Mundo antes da expansão quatrocentista. - Expor, numa ótica contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão portuguesa nos séculos XV e XVI. - Conhecer a vida de alguns dos principais construtores do Império. - Compreender o processo de formação do Império. - Avaliar o modelo do Império Português. - Esclarecer o lugar que o Império Português ocupa entre os impérios. - Captar a natureza dos contactos estabelecidos entre povos e civilizações. - Explicar a difusão da língua portuguesa. - Clarificar a relação entre a literatura e o Império. - Impulsionar o debate académico. - Dominar conceitos operativos e apurar capacidades cognitivas. - Estimular estratégias autónomas de aprendizagem. - Produzir textos científicos.
|
Conteúdos programáticos |
0. Introdução: Perscrutando o Alcance da Expansão Portuguesa no Mundo. 1. Mitos de Ontem e de Hoje. 2.Uma Visualização do Mundo Antes da Expansão Quatrocentista. 3. Motivações e Condições da Expansão Portuguesa. 4. Políticas e Ideologias da Expansão Portuguesa (Séculos XV e XVI). 5. Biografias de Construtores do Império. 6. O Império Português entre os Impérios. A Organização Administrativa do Além-Mar. A Organização Económica do Império. 7. Um Olhar sobre o Contacto entre Povos e Civilizações. 8. Língua e Literatura no Império.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
Aulas expositivas; aulas de discussão; trabalhos práticos; uso de recursos audiovisuais; utilização da plataforma Moodle.
Trabalho escrito – formato artigo científico – (85%) + apresentação (10%) = 95%. Participação nas aulas = 5%. Possibilidade de o aluno realizar o exame desde que tenha obtido nota mínima 6 em ensino-aprendizagem, consistindo o exame na reelaboração do trabalho escrito.
|
Bibliografia principal |
BETHENCOURT, F. & CHAUDHURI, K. (Dir.). (1998). História da Expansão Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates, vol I. BETHENCOURT, F. & CURTO, D. R. (Dir.). (2010). A Expansão Marítima Portuguesa, (1400-1800). Lisboa: Edições 70. COSTA, J. P. (2013). Mare Nostrum. Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores. COSTA, J. P. (Coord.). (2014). História da Expansão e do Império Português. Lisboa: A Esfera dos Livros. LUÍS, A. A. (2023). Estudos sobre a Expansão Portuguesa. Covilhã: LusoSofia:press, Universidade da Beira Interior (https://doi.org/10.25768/654-957-2). OLIVEIRA, A. et al. (1999). História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta. SANTOS, J. M. (1998). A Guerra e as Guerras na Expansão Portuguesa (Séculos XV e XVI). Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. THOMAZ, L. F. (1994). De Ceuta a Timor. Linda-a-Velha: Difel.
|
Língua |
Português
|