Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ecoaqua:abordagens Baseadas na Natureza para a Gestão da Água Nas Cidades
  4. Soluções Baseadas na Natureza para Gestão da Água em Cidades

Soluções Baseadas na Natureza para Gestão da Água em Cidades

Código 16817
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 1
Carga Horária O (2H)/TP(18H)
Área Científica Engenharia do Ambiente
Objectivos de Aprendizagem Objetivos:
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a conceção e utilização de soluções sustentáveis, resilientes e baseadas na natureza (SnB) para o armazenamento, tratamento e reutilização de águas pluviais, cinzentas, residuais e para reutilização em cidades.

Competências:
1) Domínio de diferentes soluções para a gestão de águas nas cidades e das condições da sua utilização.
2) Compreensão da conceção, dimensionamento, operação e manutenção de algumas soluções para o armazenamento e a infiltração de águas pluviais, cinzentas e residuais.
Conteúdos programáticos II.2.1. Soluções baseadas na natureza para armazenamento de águas.
II.2.2. Soluções baseadas na natureza para infiltração de águas.
II.2.3. Soluções baseadas na natureza para tratamento e reutilização de águas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular inclui 18 horas de contacto direto, 2 horas de orientação tutorial e 28 horas de trabalho autónomo, totalizando 48 horas. A aprovação nesta unidade curricular confere ao estudante 1 ECTS.

As aulas estão organizadas em sessões teóricas, que incluem a exposição de conteúdos sobre tecnologias baseadas na natureza para o armazenamento, tratamento e reutilização de águas que circulam em áreas urbanas (águas pluviais, cinzentas e residuais), e em sessões práticas, dedicadas ao cálculo de algumas tecnologias de armazenamento, tratamento e infiltração de águas.

A avaliação é realizada com base na apreciação de três trabalhos de pesquisa e cálculo sobre tecnologias de armazenamento, tratamento e infiltração de águas, realizados em sala de aula, apresentados no formato de pitch. A obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) confere aprovação na unidade curricular.
Bibliografia principal 1) Regulamento Geral de Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. Ministério das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Decreto Regulamentar nº 23/95.
2) Pedroso V. (2007). Manual dos sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas. 3ª dição, LNEC, Lisboa.
3) Tchobanoglous, G.; Burton, F.; Stensel, H. (2017). Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. 4a Edição, McGrawHill Series in Civil and Environmental Engineering, Nova York, EUA, 1819 p.
4) McPhearson, T.; Kabisch, N.; Frantzeskaki, N. (2023). Nature-Based Solutions for Cities. Edward Elgar Pub., Massachusetts, EUA, 408 p.
5) Diapositivos e textos de apoio distribuídos pelo formador.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-12-31
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.