Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Towards Enhanced Pedestrian Safety
  4. Safe Pedestrian Infrastructure Design and New Technologies to Assess Walkability, Pedestrian Behaviour and Safety

Safe Pedestrian Infrastructure Design and New Technologies to Assess Walkability, Pedestrian Behaviour and Safety

Código 17094
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 3
Carga Horária PL(19H)/S(4H)/T(19H)
Área Científica TRANSPORTES E VIAS DE COMUNICAÇÃO
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo desta atividade é a troca, aquisição e consolidação de experiências culturais e conhecimentos em engenharia de transportes, de modo a identificar fatores de risco relacionados com a segurança dos peões e a promover o desenvolvimento de abordagens inovadoras, bem fundamentadas e avançadas, destinadas a melhorar a segurança dos utentes vulneráveis da estrada. No final da atividade do BIP, os alunos deverão: 1. Identificar, formular e analisar problemas de segurança dos peões decorrentes de situações reais. 2. Desenvolver procedimentos de resolução de problemas. 3. Encontrar soluções para problemas reais. 4. Desenvolver competências digitais específicas de resolução de problemas.
Conteúdos programáticos 1. Elementos e conceção de infraestruturas pedonais seguras. 2. Soluções para travessias pedonais. 3. Qualidade do ambiente pedonal e walkability. 4. Comportamento humano na segurança pedonal (tempo de travessia, tempo de reação, entre outros). 5. Dados de sinistralidade envolvendo peões. 6. Novas tecnologias para analisar dados relativos às infraestruturas, ao comportamento e à segurança dos peões: imagens de vídeo, SIG, aprendizagem automática, entre outros.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular envolve uma componente online de 8 horas, 35 horas de contacto com a equipa docente, 2 horas de avaliação e 39 horas de trabalho autónomo do estudante, resultando na atribuição de 3 ECTS aos estudantes aprovados. As aulas estão organizadas em aulas teóricas, que incluem a exposição dos conteúdos programáticos e a apresentação de problemas de pequena dimensão, e em aulas teórico-práticas, que aplicam os conteúdos programáticos na resolução de problemas práticos. A avaliação é periódica e realizada através de uma atividade de grupo (75%) e um teste escrito final individual (25%).
Bibliografia principal 1. Department for Transport, Inclusive Mobility - A Guide to Best Practice on Access to Pedestrian and Transport Infrastructure, 2021, London (available online). 2. NZ Transport Agency, Pedestrian planning and design guide, ISBN 978-0-478-35228-3, 2009, New Zealand (available online). 3. Department of Transport and Main Roads, Technical Guideline - Raised priority crossings for pedestrians and cycle paths, 2019, The State of Queensland (available online). 4. Austroads, Guide to Road Design Part 6A: Paths for Walking and Cycling, 2021, Sydney (available online). 5. Federal Highway Administration, Guidebook for developing pedestrian & bicycle performance measures, U.S. Department of Transportation, 2016 (available online). 6. https://highways.dot.gov/safety/pedestrian-bicyclist
Língua Português
Data da última atualização: 2025-02-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.