Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Biologia Molecular Aplicada

Biologia Molecular Aplicada

Código 8435
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular dá aos estudantes uma perspetiva geral da Biologia Molecular e suas aplicações, com uma forte componente prática, de modo a adquirirem competências ao nível da investigação científica, do diagnóstico molecular e das ciências forenses.
No fim desta Unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
1- Descrever as bases químicas e biológicas subjacentes às técnicas de Biologia Molecular demonstrando saber aplicá-las adequadamente;
2-Descrever as técnicas de isolamento e manipulação de ácidos nucleicos;
3-Descrever as metodologias de análise de expressão génica e suas aplicações;
4-Executar as principais técnicas de biologia molecular: isolamento de DNA, PCR, eletroforese em gel de agarose, restrição e clonagem.
5-Demonstrar e integrar os conhecimentos avançados na área da Biologia Molecular e aplicá-los às ciências forenses e ao diagnóstico molecular, sabendo planear experiências com espirito crítico.
Conteúdos programáticos TEORIA
1.As moléculas da Biologia Molecular: ácidos nucleicos, proteínas. Genoma procariota e eucariota
2. Isolamento de DNA e RNA
3.Manipulação ácidos nucleicos: Eletroforese; PCR; Nucleases e enzimas modificação; Vetores de clonagem e moléculas recombinantes; Sequenciação DNA; Identificação de genes a partir de bancos
4. Expressão de genes e proteínas: RT-PCR e PCR em tempo real; Hibridação, blotting, Hibridação in situ; Hibridações subtrativas e microarrays de DNA; Next Generation RNA Sequencing, Western blot e imunocitoquímica
5. Aplicações da Biologia Molecular: Marcadores genéticos; fingerprint de DNA e ciências forenses; Análise de ácidos nucleicos e diagnóstico molecular; Pequenos RNAs; Edição do genoma-tecnologia CRISPR-Cas.


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas teóricas consistem na exposição oral da matéria com data-show, com intensa interação aluno-professor. De forma a garantir a participação e motivação dos alunos, será incentivado o debate entre os alunos e o professor. Além disso, os alunos têm a oportunidade de realizar as técnicas básicas de biologia molecular, que lhes permitem compreender todas as suas aplicações. Também resolvem exercícios relacionados com os conteúdos.
AVALIAÇÃO: Componente Teórica (CT, 80%): Corresponde à classificação de uma prova escrita global. Componente Prática (CP, 20%): Corresponde a um relatório escrito sobre o trabalho desenvolvido nas aulas laboratoriais. Nota de frequência = 0,8xCT + 0,2xCP
EXAME FINAL: avaliação dos conteúdos teóricos, práticos e teórico-práticos. Os alunos só são admitidos a exame com frequência das aulas práticas e teórico-práticas. Os alunos que fizerem a UC por exame, ficarão com a nota do exame.
Os alunos que fizerem o exame de melhoria ficarão com a nota mais alta.
Bibliografia principal 1.Bibliografia principal
- Lodish H, Berk A, Zipursky SL, et al. “Molecular Cell Biology”. 4th or 5th Ed. New York: W. H. Freeman, 2000 or 2004(http://bcs.whfreeman.com/lodish5e/)
-Alberts B., Bray D., Hopkin K. et al, “Fundamentos de Biologia Celular”. 3th Ed. Artmed, 2011.

2.Bibliografia complementar
-José Luque, Angel Herraez “Biologia Molecular e Ingenieria Genética”- Conceptos, técnicas y Aplicaciones en Ciencias de la Salud. Elsevier, 2006
- Carlos Azevedo,“Biologia Celular e Molecular”, , 4ªEd, Lidel, 2005
-“Cell Biology”,3th Ed ; A Laboratory Handbook ; Edited by: Julio E. Celis, Copyright, Elsevier Inc., 2006
- PubMed: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
-Blast: http://blast.ncbi.nlm.nih.gov/Blast.cgi
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.