Departamento de Artes
Digishirt: Arte em Circuito Utilizando diferentes técnicas exploratórias que combinam os campos das Artes, Tecnologia e Ciências, este projeto tem como objetivo principal a criação de uma peça de vestuário interativo, através do desenvolvimento de uma estampa, criada pelos alunos e alunas, e com circuitos eletrônicos flexíveis integrados. A utilização de materiais têxteis condutores elétricos (fios, tecidos, malhas, etc...) abrem o caminho para a criação de circuitos com LED's, que são integrados de forma confortável e flexível, e que interagem visualmente com as propostas gráficas a serem desenvolvidas, acendendo e apagando, conforme o efeito desejado.
Responsáveis: Caroline Loss e Flávio Almeida
BagLab - Laboratório de Design de Acessórios de Moda | Do Esboço ao Protótipo de uma Mala em Cartão: Uma Experiência Criativa no Design de Acessórios de Moda O objetivo desta atividade a integrar na unidade curricular de Design de Acessórios de Moda 16348 do Mestrado em Design de Moda, 1.º Ano/ 2.º Semestre 2025/26, seria o de propor aos alunos do ensino secundário, e em resposta a um briefing, o desenvolvimento do esboço de uma mala de tipologia à escolha do participante, a planificar em cartão, à escala real e a sua montagem, de modo a ser usável. Esta atividade com 3 sessões, pretende integrar-se nas aulas da unidade curricular e visa promover aos participantes, uma introdução à aprendizagem teórico-prática do Processo de Design de Acessórios de Moda, bem como a sua interação com os alunos da UC.
Responsável: Cláudia Pedro Santos
|
Departamento de Ciências Médicas
Microbiologia no dia a dia A Microbiologia é uma das áreas científicas que é relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico, associado ao estudo da patogénese, mas também para o melhoramento de produto e processos industriais. Assim, propomos apresentar o que se faz no RISE Health UBI, mas também falar acerca da importância dos microrganismos e do seu relevante papel na doença, na saúde e na economia, promovendo uma consciencialização para a importância dos microrganismos na saúde e o seu impacto no nosso quotidiano. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer o Centro de Investigação e também participar em pequenas atividades laboratoriais, relacionadas com a Microbiologia Ambiental, Alimentar e para a Saúde. Neste contexto, os estudantes terão oportunidade de: (i) analisar amostras de origem ambiental (ar, superfícies, águas e solos) (Microbiologia Ambiental); (ii) analisar alimentos quanto à sua microbiota e à presença de agentes patogénicos e (Microbiologia Alimentar); e (iii) avaliar amostra biológica, e caracterizar patogéneos isolados (Microbiologia para a Saúde).
Responsável: Susana Ferreira
|
Departamento de Engenharia Civil
Monitorização Ambiental em Cidades Os principais objetivos deste projeto são, preparar os estudantes para planear e executar planos de monitorização ambiental em meio urbano; Permitir a operação de equipamentos de medição de parâmetros físico-químicos da água, ruído, radiação e qualidade do ar; Demonstrar a importância dos dados ambientais para a tomada de decisões em cidades sustentáveis, no âmbito de planos de adaptação às alterações climáticas; Estimular o interesse pelas áreas STEAM, nomeadamente no domínio das ciências e da tecnologia aplicadas a cidades sustentáveis e inteligentes.
Responsável: António Albuquerque
|
Departamento de Engenharia Eletromecânica
Fórmula G O projeto consiste na apresentação dos fundamentos teóricos dos sistemas que compõem o veículo de corrida gravitacional - Fórmula G - (chassi, rodas, suspensão, direção e travões); a regulação dos sistemas com o intuito de melhorar o seu desempenho e a segurança; terminando com a montagem de um kit, testados os diferentes sistemas em treino de corrida. Pretende-se a realização de um momento de competição dos kits montados.
Responsáveis: Pedro Dinis Gaspar e Paulo Fael
|
Departamento de Física
Experiências no Laboratório de Mecânica Realizar experiências didáticas de Mecânica no laboratório, com temas desde o movimento, colisões, lançadores, forças, inércia, impulsão hidrostática, roldanas, roda, banco, giroscópio, etc.
Responsável: João Barata
|
Departamento de Informática
Internet das Coisas: Aprende a Ligar o Mundo! É um projeto pensado para alunos que querem explorar o mundo da Internet das Coisas (IoT) de forma simples, divertida e prática. Este projeto propõe atividades “mão na massa”, onde os participantes aprendem a ligar sensores, programar dispositivos e criar soluções inteligentes para desafios reais. Mais do que aprender tecnologia, o objetivo é despertar a curiosidade, a criatividade e o espírito inovador, mostrando como o IoT está a transformar o nosso dia a dia.
Responsável: Bruno Silva
Arte Viva — Criar com Código, Som e Movimento Neste projeto, os alunos exploram o cruzamento entre arte e tecnologia, criando pequenas experiências interativas que ganham vida com luz, som e movimento. Através de ferramentas como p5.js e Arduino, vão aprender a programar obras digitais que reagem ao toque, ao som ou ao ambiente, transformando o código numa forma de expressão criativa. O resultado final é uma instalação artística híbrida, que une imaginação e programação numa experiência única e envolvente.
Responsável: João Dias
Da Sinapse ao Código: Uma Viagem pelo Deep Learning Introdução do conceito de Neurónio Artificial. Relação do neurónio artificial com a equação da reta. Implementação em python de modelo de classificação linear através de um neurónio artificial.
Responsável: João Neves
|