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Projetos

Ficheiro com o nome: cabecalho_ajsteam2024

Faculdade de Ciências

Vamos lá ganhar gosto pela estatística (utilização do SPSS)

Pretende-se que os alunos ganhem gosto pela Estatística e que melhorem o seu desempenho prático a esta disciplina. Será dada a oportunidade de conhecer melhor o software estatístico SPSS e aplicar algumas noções na análise de uma amostra de uma população.

Tecnologia e Matemática

Faculdade de Ciências

Produção e caracterização de novos materiais de embalagem alimentar

O objetivo deste projeto é produzir novos materiais de embalagem alimentar que sejam completamente biodegradáveis a partir de biopolímeros (polissacáridos e proteínas). Estes novos materiais serão ainda funcionalizados através da incorporação de óleos essenciais que lhes confiram atividade antioxidante, o que ajudará na conservação dos alimentos embalados.

Ciência, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Ciências

Eletrónica e sistemas digitais

Introdução à eletrónica digital através da implementação de circuitos digitais simples.

Ciência, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Engenharia

Pontes de esparguete

O projeto permite a apresentação de conceitos destinados ao cálculo de esforços em estruturas em treliças. Os conceitos abordados incluem: equilíbrio de forças e de momentos, esforços internos em elementos de estruturas, resistência dos materiais. Nota: O teste da ponte desenvolvida nas sessões será realizado no Concurso de Pontes de Esparguete da UBI.

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Faculdade de Artes e Letras

Digishirt: Arte em Circuito

Utilizando diferentes técnicas exploratórias que combinam os campos das Artes, Tecnologia e Ciências, este projeto tem como objetivo principal a criação de uma peça de vestuário interativo, através do desenvolvimento de uma estampa, criada pelos alunos e alunas, e com circuitos eletrônicos flexíveis integrados. A utilização de materiais têxteis condutores elétricos (fios, tecidos, malhas, etc...) abrem o caminho para a criação de circuitos com LED's, que são integrados de forma confortável e flexível, e que interagem visualmente com as propostas gráficas a serem desenvolvidas, acendendo e apagando, conforme o efeito desejado.

Ciência, Tecnologia e Artes

Faculdade de Ciências

Experiências no Laboratório de Eletrónica

Realizar experiências didácticas de Electrónica no laboratório, visando temas desde a corrente eléctrica, equipamento laboratorial, electrónica analógica, digital, telecomunicações e sensores.

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Faculdade de Ciências

Curvas planas de área máxima

Neste projeto iremos, de forma construtiva e detalhada, dar resposta aos seguintes problemas: Problema 1- Entre as curvas planas de comprimento fixo, com pontos inicial e final numa determinada reta, qual (juntamente com essa reta) a que delimita a maior área? Problema -2- Entre as curvas fechadas do plano, com um determinado comprimento, qual a que delimita a maior área? Estes problemas, chamados problemas Isoperimétricos tiveram a sua origem na Grécia Antiga, seculo IX a.C. Nos dias de hoje, problemas semelhantes (de maior complexidade) são publicados em diversos artigos científicos nas áreas da Geometria e Métodos Variacionais.

Matemática

Faculdade de Artes e Letras RE-design - RE (Converter o Tempo)

 

O exercício que se propõe, visa a colaboração dos alunos do 12.º ano de escolaridade (ensino secundário) com os alunos do 2.º ano da UBI, da licenciatura em design industrial (1.º semestre) no 2.º exercício do semestre nas atividades da unidade curricular de Design Industrial 3. O Objetivo deste projeto consiste na desmontagem de um relógio analógico ou digital e na reutilização do mecanismo num novo instrumento de medição do tempo. Os alunos deverão fazer uma breve investigação contextualizada sobre esta tipologia de produtos, uma proposta em sketch com o conceito a desenvolver, deverão executar modelos à escala real e desenho técnico, até chegarem ao protótipo final funcional materializado. Os alunos deverão apresentar os resultados em aula. Neste exercício, os estudantes deverão aplicar soluções de resolução de problemas em design, de representação através do desenho para projeto de design industrial, a articulação entre as duas e as três dimensões através da prática da planificação, desenho técnico e da criação de modelos à escala real, da comunicação de ideias e da apresentação de um projeto. Deste modo, pretende-se assim que os alunos experienciem através de um breve enquadramento teórico e da prática continuada, do contributo do design industrial para a sociedade enquanto disciplina. Os participantes devem ser preferencialmente alunos da área das Artes ou que visem estudar Design.

 Artes

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Faculdade de Ciências

O bê-a-bá da eletroquímica

O projeto pretende dar a conhecer o princípio de funcionamento do potencióstato e de um biossensor eletroquímico.

Ciência, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Engenharia

 Fórmula G-e

O projeto consiste na apresentação dos fundamentos teóricos dos sistemas que compõem o veículo de corrida gravitacional - Fórmula G - (chassi, rodas, suspensão, direção e travões); a regulação dos sistemas com o intuito de melhorar o seu desempenho e a segurança; terminando com a montagem de um kit, testados os diferentes sistemas em treino de corrida. Pretende-se a realização de um momento de competição dos kits montados.

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Engenharia

Modelação computacional em engenharia

 

Este workshop de três sessões de 3 horas cada introduz os participantes ao uso do ChatGPT como ferramenta assistiva para a criação de scripts Python que automatizam a modelagem 3D no FreeCAD. Os participantes aprenderão a interagir com o ChatGPT para gerar scripts personalizados que serão aplicados diretamente no FreeCAD, permitindo a criação rápida e precisa de modelos 3D. A atividade combina programação e design assistido por computador (CAD) utilizando software de código aberto.  Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Ciências

Experiências no Laboratório de Eletromagnetismo

Concretizar experiências didáticas de Electromagnetismo no laboratório, versando temas desde a electrostática até à determinação da velocidade da luz no ar, a seleccionar de entre as seguintes: Condensador plano; Descargas eléctricas; Lei de ohm em corrente contínua; Experiência de Oerested; Electroíman; Movimento de electrões num campo magnético; Indução electromagnética; Força de Laplace; Lei de Lenz; Determinação da velocidade da luz no ar.

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Faculdade de Ciências da Saúde

Microscopicamente culpado… consegues escapar?

Estás preparado para uma missão microscopicamente emocionante? O laboratório de microscopia foi sabotado e há um criminoso à solta. Nesta atividade de Escape Room tu e a tua equipa terão uma missão de, usando diferentes tipos de microscopia, resolver problemas e desvendar o mistério! Nesta aventura, irás seguir pistas para desvendar enigmas e descobrir segredos invisíveis a olho nu. Se és curioso e gostas de desafios, vem connosco e prepara-te para escapar a tempo nesta aventura misteriosa que só o mundo invisível pode desvendar!

Ciências da vida, Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Ciências da Saúde

Como produzir uma vacina em laboratório?

O desenvolvimento de vacinas inovadoras para dar uma resposta rápida ao controlo de pandemias foi sem dúvida a maior necessidade a nível mundial em 2020 com o aparecimento da doença COVID-19. Assim, no desenvolvimento deste projeto pretende-se apresentar a investigação que se faz no CICS-UBI nesta área, nomeadamente como é possível produzir rapidamente uma vacina de DNA de nova geração em laboratório, que possa ser usada para a prevenção e tratamento de cancros induzidos por infeções pelo vírus do papiloma humano, como é o caso do cancro do colo do útero. Também se pretende elucidar a relevância e o contributo que as vacinas de DNA podem trazer nas próximas décadas.

 Ciências da vida, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Ciências

Produção e caracterização de novos materiais de embalagem alimentar

O objetivo deste projeto é produzir novos materiais de embalagem alimentar que sejam completamente biodegradáveis a partir de biopolímeros (polissacáridos e proteínas). Estes novos materiais serão ainda funcionalizados através da incorporação de óleos essenciais que lhes confiram atividade antioxidante, o que ajudará na conservação dos alimentos embalados.

Ciência, Tecnologia e Engenharia

 

Faculdade de Ciências

Gastronomia molecular

A Gastronomia Molecular é um ramo da ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem enquanto se cozinha e se degustam os alimentos. O objetivo deste projeto é criar novas estruturas dentro dos alimentos, obtendo novas propriedades de sabor, textura ou aparência, bem como a compreensão de todos os fenómenos ocorridos.

Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática

Faculdade de Ciências da Saúde

Biomateriais da produção à aplicação na saúde

Os biomateriais desempenham um papel crucial na área da saúde, sendo utilizados numa variedade de aplicações, desde dispositivos médicos até terapias regenerativas. Os biomateriais podem ser utilizados para reparar ou substituir tecidos danificados, como cartilagem, pele e ossos. Por outro lado, podem também atuar como sistemas de entrega controlada de fármacos. Este projeto visa colocar os alunos em contacto com o processo de desenvolvimento e produção de biomateriais utilizando técnicas convencionais (p.ex. utilização de moldes) ou avançadas (p.ex. bioimpressão).

Ciências da vida e Engenharia

Faculdade de Engenharia

Codificar sem computador

O projeto visa capacitar o participante em termos de fundamentos de programação. Será dado particular destaque ao conceito de programação e como é empiricamente realizado no nosso dia-a-dia.

Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Ciências

Como são produzidos os anticorpos?

Ver, na prática, como se produz e purifica um anticorpo

Ciências da vida, Ciências exatas e Tecnologia

Faculdade de Ciências

Simulação de Monte Carlo em Python

Com as regras da teoria da probabilidade podemos calcular a probabilidade de um determinado evento acontecer; digamos a probabilidade de obter uma bola preta de entre três retiradas de um chapéu com quatro bolas pretas, seis bolas brancas e três bolas verdes. Infelizmente, o cálculo teórico de probabilidades pode tornar-se difícil ou impossível se o problema for ligeiramente alterado. No entanto, há uma maneira numérica simples de calcular probabilidades usando a teoria da computação:  Simulação de Monte Carlo. A ideia da simulação de Monte Carlo é repetir aleatoriamente um experimento as vezes necessárias para obter dados em quantidade suficiente para aplicar a Lei dos Grandes Números. Neste projeto propomos ver vários exemplos onde aplicamos a simulação de Monte Carlo para determinar probabilidades, umas facilmente calculáveis matematicamente e outras mais difíceis. Além disso, veremos como podemos utilizar a simulação de Monte Carlo para o cálculo de áreas e, em particular, como aproximar o valor de pi. As experiências serão realizadas num computador e a linguagem de programação será o Python. Para isso, reservamos pelo menos uma sessão para apresentar as noções básicas de Python necessárias para programar as simulações.

Ciências exatas, Tecnologia e Matemática

Faculdade de Ciências

Matrizes, números complexos e arte

Neste projecto usamos várias ferramentas matemáticas e computacionais para obter certas imagens. Todos os conceitos matemáticos (números complexos, matrizes, determinantes) serão trabalhados com a profundidade apropriada ao fim pretendido. As imagens serão construídas com o apoio do Python, um software de acesso livre.

Matemática
Faculdade de Ciências

Aprender Física criando projetos com o Tinkercad, uma impressora 3D e o Arduino

O microcontrolador Arduino é uma plataforma eletrónica open-source de baixo custo, com hardware e software de fácil utilização, não exigindo conhecimentos profundos em eletrónica e programação. Esta ferramenta, muito utilizada no desenvolvimento de projetos de robótica e eletrónica recreativa, tem vindo a ser aplicada em experiências didáticas no âmbito da Física e de outras áreas da Ciência. Com o Arduíno podes dar asas à criatividade, desenvolvendo de raiz o teu projeto STEAM, enquanto aprendes sobre eletromagnetismo, ondas sonoras, lasers e díodo emissores de luz, mecânica, ótica e tantas outras áreas da Física! Podes criar as tuas próprias montagens com uma impressora 3D e automatizar etapas da tua experiência com sensores e o microcontrolador Arduíno, ao mesmo tempo que aprendes conceitos de programação. O Tinkercad ajuda-te a planear as experiências combinando, numa só plataforma online, o desenho digital das tuas peças com um simulador de circuitos electrónicos. Aceitas o desafio de te tornar um verdadeiro "STEAMer" e desenvolver o teu projeto connosco?

Ciências exatas e Tecnologia
Faculdade de Engenharia Cidades que Absorvem: Explorando a Permeabilidade dos Pavimentos

O programa tem como objetivo sensibilizar sobre os impactos negativos da impermeabilização urbana. Ao longo de 3 sessões, os alunos são levados a refletir sobre a importância dos pavimentos permeáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 6, 11, 13 e 15. A atividade inicia-se com uma apresentação teórica, abordando o conceito de permeabilidade do solo e como a impermeabilização, através de superfícies como asfalto e betão, contribui para inundações e redução da água subterrânea. A segunda parte envolve uma atividade prática, onde os alunos, divididos em grupos, analisam diferentes tipos de pavimentos, testando a sua permeabilidade. Na terceira parte os resultados obtidos são discutidos em grupo, promovendo uma reflexão sobre a gestão da água nas cidades e possíveis intervenções sustentáveis. O projeto visa não só educar os alunos sobre a importância da infraestrutura permeável, mas também estimulá-los a aplicar essas lições em iniciativas concretas de melhoria na sua própria escola e comunidade.

Engenharia e Tecnologia

 

Faculdade de Engenharia

Programação de microprocessadores

Introdução à programação em C/C++ introduzindo os conceitos básicos de construção, análise de depuração de código. Plataforma de desenvolvimento Mbed e ferramentas de hardware e software associadas no suporte ao desenvolvimento de aplicações. Internet das coisas e a ligação de sensores e atuadores através da internet. Interface homem-máquina explorando ferramentas com o node-red.

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Ciências

Experiências no Laboratório de Física

Realizar experiências didácticas de Física-Mecânica no laboratório, com temas desde o movimento, colisões, lançadores, forças, inércia, impulsão hidrostática, roldanas, roda, banco, giroscópio, etc.

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Faculdade de Ciências

Eletrólitos

Os iões em solução podem transportar corrente elétrica e, duma maneira geral chamam-se soluções eletrolíticas as soluções que são condutoras de corrente elétrica, por meio do mecanismo de transporte por iões. É costume dividir os eletrólitos em fortes e fracos, conforme as soluções conduzem melhor ou pior a corrente elétrica. Atividade laboratorial: Estudo do comportamento de eletrólitos fortes e fracos em soluções aquosas.

Ciências exatas e Matemática

Faculdade de Ciências da Saúde

O laboratório de Toxicologia Forense

O objetivo desta atividade é situar ao laboratório de toxicologia forense nas suas várias vertentes, desde a análise toxicológica post-mortem para estabelecimento da causa de morte, toxicologia in vivo, a monitorização de drogas de abuso e outras substâncias numa perspetiva forense numa perspetiva de avaliação da dinâmica dos compostos usados ilicitamente e/ou regulamentados. No decorrer desta atividade através de palestras e de aulas laboratoriais pretende-se introduzir aos participantes no mundo das ciências forenses, indicar o funcionamento de um laboratório e utilizar metodologias laboratoriais usadas no dia-a-dia do laboratório de toxicologia forense para a realização das análises toxicológicas.

Ciências da vida, Ciências exatas e Tecnologia

Faculdade de Artes e Letras

Jogos de imagem e som: uma abordagem interativa

Esta actividade usa a imagem e o som como elementos visíveis e audíveis resultantes de situações interactivas criadas pelos participantes. O trabalho de equipa para superar etapas e o apelo à criatividade assumem uma componente lúdica que importa realçar. Diversos materiais, objectos, ferramentas e mecanismos podem ser conjugados com sensores, microcontroladores, computadores, webcams, projectores de imagem, lâmpadas, gravadores de som e monitores de som. Trabalhados pelos participantes de forma colaborativa, criativa e lúdica, estes dispositivos intermedeiam a criação de situações interactivas de imagem e som.

Tecnologia e Artes

Faculdade de Ciências

Uma primeira abordagem prática à Inteligência Artificial

É inegável que a Inteligência Artificial e os seus vários campos, como por exemplo a aprendizagem automática, estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Hoje em dia todos os campos do saber recorrem ou são apoiados por sistemas de Inteligência Artificial. Talvez por esse motivo vários especialistas entendem que o contacto com estas técnicas deva ser feito o mais cedo possível. Neste sentido, propomos trazer um projeto onde abordamos de forma prática alguns conceitos de aprendizagem automática, usando software de acesso livre.

 Engenharia e Matemática

Faculdade de Engenharia

EcoBricks: Innovating Civil Engineering with recyclied paper

O projeto centra-se na reciclagem de papel não utilizado da universidade para criar materiais de construção ecológicos. Os alunos aprenderão o valor da sustentabilidade na engenharia civil, transformando papel, água, cola e moldes em blocos de construção que podem ser utilizados na construção em pequena escala. Esta abordagem destaca a importância da redução de resíduos, da reciclagem e do desenvolvimento de materiais sustentáveis na construção, oferecendo uma experiência prática com o futuro da construção verde.

Engenharia e Tecnologia

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