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Projetos

Ficheiro com o nome: cabecalho_ajsteam

De acordo com a programação da Academia Júnior Steam, UBI, cada aluno terá, mensalmente, de participar num Projeto. Todos os meses deverá inscrever-se num (e apenas num) projeto.

Para poder fazer a sua inscrição, o aluno terá que se registar na plataforma UBI.UP.EVENTS da seguinte forma:

  • Aceder a http://ubi.up.events
  • Criar conta
    • Aceder a Login > Criar conta
    • Inserir Nome, Endereço eletrónico (e-mail) e escolher Palavra-passe (Password).
    • Aceitar condições gerais.
    • No País, selecionar ‘Portugal’
    • Na Categoria Profissional, selecionar ‘Outro’
    • Na Especialidade, selecionar ’Não se aplica’
  • Ao aluno será enviado um email para o endereço eletrónico que inseriu para a ativação de conta.

Com a conta ativada, o aluno já se poderá inscrever no projeto em que pretende participar. O registo da inscrição será feito pela ordem de chegada. A inscrição num projeto será fechada logo que seja alcançado o número máximo de alunos que o Projeto pode suportar. Se, e quando, isso acontecer, o aluno terá de procurar inscrever-se num dos outros projetos disponibilizados para esse mês.


ATENÇÃO:
O aluno não poderá esquecer o endereço eletrónico e a palavra-passe que inseriu, pois vai precisar deles, mensalmente, para se inscrever no Projeto mensal respetivo.

 

Local de encontro:

Os alunos inscritos em projetos da FCS deverão dirigir-se à Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde.

Os alunos inscritos nos projetos das restantes faculdades deverão dirigir-se à Portaria Principal.

 

Prazo Limite para Inscrição nos Projetos:

Projetos de NOVEMBRO: De 28/10 às 9h até 31/10 às 18h

Projetos de JANEIRO: De 25/11 às 9h até 28/11 às 18h

Projetos de FEVEREIRO: De 27/01 às 9h até 30/01 às 18h

Projetos de MARÇO: De 24/02 às 9h até 27/02 às 18h

 

Faculdade de Engenharia

Novas Tecnologias e Moda Sustentável | Nuno José Ramos Belino

O presente projeto visa ensinar aos alunos os princípios básicos de construção de tecidos e malhas ecosustentáveis. Esta atividade permite ainda explorar os parâmetros estéticos, como por exemplo a cor e ordem de cor, e técnicos, tais como a estrutura e tipo de fio, na simulação de tecidos e malhas recorrendo a ferramentas informáticas, nomeadamente, sistemas CAD/CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufacturing) e a construção de uma peça de vestuário em malha por eles desenhada.

10º 11º 12º

Tecnologia, Engenharia e Artes

Faculdade de Artes e Letras

Habitáculo Maestria: (re)encontro com a natureza. | Mónica Romãozinho; Alexandre Guerreiro

O projeto visa comunicar aquilo que é o Design Industrial enquanto prática profissional e campo de experimentação, através da interação entre alunos do 12º ano e alunos do 1ºano da licenciatura em Design Industrial da UBI.  O desafio consistirá no lançamento de um projeto de Design Industrial.

12º

Artes

Faculdade de Ciências

Produção e caracterização de novos materiais de embalagem alimentar | Ângelo Luís

O objetivo deste projeto é produzir novos materiais de embalagem alimentar que sejam completamente biodegradáveis a partir de biopolímeros (polissacáridos e proteínas). Estes novos materiais serão ainda funcionalizados através da incorporação de óleos essenciais que lhes confiram atividade antioxidante, o que ajudará na conservação dos alimentos embalados.

12º

Ciência, Tecnologia, Engenharia

Faculdade de Ciências

Eletrónica e sistemas digitais | Rui Boucho e João Barata

Esta atividade consiste numa introdução à eletrónica digital através da implementação de circuitos digitais simples.

12º

Ciência, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Ciências da Saúde

Bioinformática para “totós” – Qual o seu papel na descoberta de fármacos? | Diana Gomes, Ângela Sousa e Luís Passarinha

A bioinformática aborda o processamento de dados nos domínios científicos da biologia, aplicando a informática. Assim, no desenvolvimento deste projeto pretende-se apresentar o que se faz no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) nesta área, mas também focar aplicações da bioinformática, e como esta desempenha um papel relevante na descoberta de novos fármacos através do estudo de proteínas envolvidas no desenvolvimento de um cancro, promovendo uma consciencialização efetiva da relevância desta área nas próximas décadas.

11º 12º

Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Subir uma montanha? … Só a ciência pode ajudar | Kelly O’Hara, Rui Brás e Sérgio Figueiredo

Como escalar os picos de uma montanha? Será que é preciso ser Super-Homem? Este projeto vai permitir aos alunos a compreensão e aplicação de conceitos teóricos de diferentes ciências, quer do domínio da Biologia, da Física, da Geologia e ainda da Matemática, na execução correta das técnicas de escalada e rapel essenciais no alpinismo e montanhismo.

10º 11º 12º

Ciência e Matemática

Faculdade de Engenharia

Pontes de esparguete | Pedro Dinis Gaspar e Paulo Fael

O projeto permite a apresentação de conceitos destinados ao cálculo de esforços em estruturas em treliças. Os conceitos abordados incluem: equilíbrio de forças e de momentos, esforços internos em elementos de estruturas, resistência dos materiais. Nota: O teste da ponte desenvolvida nas sessões será realizado no Concurso de Pontes de Esparguete da UBI.

12º

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Faculdade de Engenharia

Programação de microprocessadores | António Espírito Santo

Nas sessões desta atividade dá-se a conhecer o sistema de programação em C/C++ introduzindo os conceitos básicos de construção, análise de depuração de código. Plataforma de desenvolvimento Mbed e ferramentas de hardware e software associadas no suporte ao desenvolvimento de aplicações. Internet das coisas e a ligação de sensores e atuadores através da internet. Interface homem-máquina explorando ferramentas com o node-red.

10º 11º 12º

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

 

Faculdade de Engenharia

Biotecnologia na moda | Isabel Cristina, Aguiar de Sousa e Silva Gouveia

O presente projeto procura dar a conhecer e desenvolver novos materiais bioderivados, passíveis de serem aplicados no desenvolvimento de produtos de moda. Adicionalmente, procura ainda incentivar a aquisição de competências ao nível da biotecnologia para o desenvolvimento de materiais e bioprodutos para moda sustentável.   Os alunos são ainda convidados a explorarem na prática a utilização de biopigmentos (corantes naturais) para o tingimento de materiais têxteis. Por último, procura-se ainda alertar para os processos de valorização de resíduos através da biotecnologia e do processamento têxtil.

11º 12º

Tecnologia, Engenharia e Artes

Faculdade de Artes e Letras

Clube de Escrita Criativa | Nuno Amaral Jerónimo (nunoaj@ubi.pt)

Pretende-se com as atividades deste Clube promover a escrita como forma de expressão criativa.

10º 11º 12º

Artes;

Faculdade de Ciências

Números reais: o que são e a sua história | Celino José Martins Miguel

Uma das coisas mais fascinantes em Matemática é a existência de conceitos simples à primeira vista, mas que submetidos a uma análise mais cuidadosa e profunda revelam aspetos verdadeiramente surpreendentes e paradoxais. Neste projeto pretendemos estudar a história do conceito de número, desde os números naturais até aos números reais.

10º 11º 12º

Matemática

Faculdade de Ciências da Saúde

Uma viagem pelo mundo microscópico | Carla Fonseca, Ana Paula Gomes, Ana Raquel Costa, Catarina Ferreira, Mafalda Fonseca e Luís José Amoreira

Os nossos olhos são órgãos fantásticos que nos permitem ver o mundo que nos rodeia. No entanto, tudo o que for mais pequeno que o diâmetro de um fio de cabelo dificilmente pode ser percebido. Neste projeto, vamos perceber que tipo de lentes nos permitem perceber esse mundo e como podem ser combinadas. Com esta atividade, não restarão dúvidas que quando a Ciência, a Tecnologia e a Engenharia se juntam, os detalhes microscópicos da vida podem ser descobertos e o funcionamento das células e órgãos podem ser desvendados.

12º

Ciência, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Ciências da Saúde

Como produzir uma vacina em laboratório? | Ângela Sousa; Dalinda Eusébio; Diana Gomes

O desenvolvimento de vacinas inovadoras para dar uma resposta rápida ao controlo de pandemias foi sem dúvida a maior necessidade a nível mundial em 2020 com o aparecimento da doença COVID-19. Assim, no desenvolvimento deste projeto pretende-se apresentar a investigação que se faz no CICS-UBI nesta área, nomeadamente como é possível produzir rapidamente uma vacina de DNA de nova geração em laboratório, que possa ser usada para a prevenção e tratamento de cancros induzidos por infeções pelo vírus do papiloma humano, como é o caso do cancro do colo do útero. Também se pretende elucidar a relevância e o contributo que as vacinas de DNA podem trazer nas próximas décadas.

11º 12º

Ciências da vida; Tecnologia; Engenharia;

Faculdade de Engenharia

 Fórmula G-e | Pedro Dinis Gaspar e Paulo Fael

O projeto consiste na apresentação dos fundamentos teóricos dos sistemas que compõem o veículo de corrida gravitacional - Fórmula G - (chassi, rodas, suspensão, direção e travões); a regulação dos sistemas com o intuito de melhorar o seu desempenho e a segurança; terminando com a montagem de um kit, testados os diferentes sistemas em treino de corrida. Pretende-se a realização de um momento de competição dos kits montados.

10º 11º 12º

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Engenharia

Modelação de um edifício em 3D | Jorge Humberto Gaspar Gonçalves 

Atendendo à dificuldade de visualizar tridimensionalmente objetos representados bidimensionalmente, normalmente através de plantas, alçados e cortes, pretende-se implementar um pequeno projeto em 3D utilizando o software AutoCAD. O projeto, além da componente pratica com recurso ao desenho assistido por computador, pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas aprendizagens essenciais no ensino secundário, nomeadamente dos programas de Matemática e Geometria Descritiva.

12º

Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Engenharia

Compósitos multifuncionais: Materiais leves e inteligentes | João Nunes Pereira;
Paulo Santos;
João Parente

Este projeto vai permitir aos alunos terem contacto com diferentes tipos materiais (resina epóxi, fibra de vidro, fibra de linho, grafeno e nanotubos de carbono), fabricarem diferentes tipos de amostras (por exemplo: compósito de matriz epóxi nanoreforçado, laminado de fibra de vidro e fibra de linho, compósito laminado nanoreforçado), com recurso a diferentes técnicas (por exemplo: hand lay-up, vacuum bag molding, vacuum-assisted resin transfer molding e autoclave) efetuarem ensaios de caracterização mecânica e eletromecânica (tração, flexão de 3 pontos e piezoresistivo), compreenderem os diferentes comportamentos mecânicos/eletromecânicos, monitorizarem a sua saúde estrutural dos compósitos e realizarem a análise dos principais modos de falha.

 

Faculdade de Artes e Letras

Como criar a tua primeira (fan)Zine: projeto para ativistas, idealistas, pessimistas, nerds, românticos, curiosos, niilistas, gente do contra e mentes do avesso em geral | Catarina Grácio de Moura

Este projeto tem como objetivo apresentar o conceito de Fanzine e permitir que cada participante consiga, ao longo das três sessões que o estruturam, criar a sua a partir da temática que mais o/a motive.

10º 11º 12º

Artes, Ciência, Tecnologia e Matemática

Faculdade de Ciências

Vamos lá ganhar gosto pela estatística (utilização do SPSS) | Célia Nunes, Dário Ferreira e Sandra Ferreira

Pretende-se que os alunos ganhem gosto pela Estatística e que melhorem o seu desempenho prático a esta disciplina. Será dada a oportunidade de conhecer melhor o software estatístico SPSS e aplicar algumas noções na análise de uma amostra de uma população.

10º 11º 12º

Tecnologia e Matemática

Faculdade de Ciências

O bê-a-bá da eletroquímica | Manuel Magrinho, Albertina Marques e Amélia Rute Santos

O projeto pretende dar a conhecer o princípio de funcionamento do potencióstato e de um
biossensor eletroquímico.

11º 12º

Ciência, Tecnologia e Engenharia.

Faculdade de Ciências da Saúde

Microbiologia do dia-a-dia | Ângelo Luís, Joana Rolo e Susana Ferreira

A Microbiologia é uma das áreas científicas que é relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico, associado ao estudo da patogénese, mas também para o melhoramento de produto e processos industriais. Assim, o projeto pretende dar a oportunidade aos alunos de Os alunos terão a oportunidade de participarem em pequenas atividades laboratoriais, relacionadas com a Microbiologia Ambiental, Alimentar e para a Saúde.

11º 12º

Ciência e Tecnologia

Faculdade de Engenharia

Shaken not Stirred – Um gerador de números aleatórios com um Raspberry Pi | Pedro Ricardo Morais Inácio

“Enquanto cientista responsável pela cibersegurança do laboratório que um dia será o núcleo da estação espacial, pediram-lhe que construísse um sistema para geração de palavras-passe seguras para os que usam esse edifício. A sua missão, caso decida aceitá-la, é primeiro ultrapassar um labirinto de código, para depois desenhar e construir um sistema baseado num minicomputador (um Raspberry Pi) com um ecrã (ou LCD display), cuja funcionalidade seja gerar uma nova palavra-passe segura (aleatória) sempre que o Raspberry for agitado. Esta mensagem autodestruir-se-á 15 segundos depois de a ter lido. Não volte para verificar se está destruída, porque é escusado. A mensagem já cá não estará.”

10º 11º 12º

Ciência, Tecnologia e Engenharia

Faculdade de Engenharia

Codificar (quase) sem computador | Nuno Pombo

O projeto visa capacitar os estudantes em termos de fundamentos de programação. Será dado particular destaque ao conceito de programação e como é empiricamente realizado no nosso dia-a-dia.

11º 12º

Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Ciências da Saúde Laboratório de Toxicologia Forense  O objetivo desta atividade é situar o laboratório de toxicologia forense nas suas várias vertentes, desde a análise toxicológica post-mortem para estabelecimento da causa de morte, toxicologia in vivo, a monitorização de drogas de abuso e outras substâncias numa perspetiva forense e numa perspetiva de avaliação da dinâmica dos compostos usados ilicitamente e/ou regulamentados. No decorrer desta atividade através de palestras e de aulas laboratoriais pretende-se introduzir aos participantes no mundo das ciências forenses, indicar o funcionamento de um laboratório e utilizar metodologias laboratoriais usadas no dia-a-dia do laboratório de toxicologia forense para a realização das análises toxicológicas.  11º 12º Ciências da vida, Tecnologia e Engenharia

 

Faculdade de Artes e Letras

Produto de Moda Sustentável | Prof. Maria Madalena Rocha Pereira

O presente projecto visa promover a consciencialização de materiais e processos alternativos para o desenvolvimento de produtos moda mais sustentável e amigos do ambiente. Para este efeito pretende-se envolver os alunos em atividades realizadas em oficinas e laboratórios, visando o desenvolvimento de produtos com base em conceitos como sustentabilidade económica, ambiental, social e da Economia Circular.

11º 12º

Tecnologia, Engenharia e Artes

Faculdade de Artes e Letras

Cultura da imagem e tecnologias virtuais | Herlander Elias

O desenvolvimento tecnológico e as dimensões do Virtual afetam em especial as gerações mais novas, nomeadamente a Geração Z, jovens perto dos 20 anos de idade. Neste sentido propomos apresentar e discutir questões sobre imagens, cultura e tecnologias de comunicação que modelam comportamentos na sociedade atual marcada pela cultura digital, a cultura do computador generalizada cujo ponto alto é o smartphone.

12º

Tecnologia e Artes

Faculdade de Artes e Letras

Introdução à arte interativa | Paulo Belchior dos Santos Dias

A interação aplicada à arte é uma prática em que o público se torna interveniente, criando uma relação participativa entre este e a tecnologia. Este projeto é orientado para a concretização artística interativa, através da disponibilização de equipamento especializado e experimentação de protótipos. Deste modo, imagem, som e ações gestuais vão interagir com elementos artísticos visuais (fotografia, vídeo e gráficos), sonoros e esculturais, ganhando vida própria. São vários os papéis que cada estudante pode assumir: mas o mais importante é libertar a imaginação!

10º 11º 12º

Tecnologia, Engenharia e Arte

Faculdade de Ciências

Gastronomia molecular | Maria João Nunes e Maria José Pacheco

A Gastronomia Molecular é um ramo da ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem enquanto se cozinha e se degustam os alimentos. O objetivo deste projeto é criar estruturas dentro dos alimentos, obtendo novas propriedades de sabor, textura ou aparência, bem como a compreensão de todos os fenómenos ocorridos.

10º 11º 12º

Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática

Faculdade de Ciências

VAMOS MEDIR AS ESTRELAS! | Alberto Manuel Tavares Simões;
Ana Catarina dos Santos Carapito

Muitas das fórmulas apresentadas ao longo do ensino básico e do ensino secundário, para o cálculo de áreas, perímetros, volumes e outras, são apresentadas aos alunos sem qualquer explicação teórica referente à forma como foram obtidas. Assim, pretende-se com este projeto desmistificar o aparecimento destas fórmulas recorrendo ao conceito de Primitiva e de Integral.

10º 11º 12º

Ciências exatas; Matemática;

Faculdade de Engenharia

Controlo eletrónico de motores de pistão | Francisco Brojo

Este projeto tem como objetivo fazer uma introdução ao processo de mapeamento de injeção e ignição eletrónica de motores de pistão, apresentando os conceitos mais comuns e as técnicas de mapeamento e de otimização.

10º 11º 12º

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Engenharia

Cenários futuristas para aprendizagem e reforço de soft skills. | Nuno Pombo

Este projeto tem o objetivo de ressaltar a importância dos soft skills, especificamente: foco na resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, adaptabilidade, trabalho em equipe e estratégia. Para atingir este objetivo, em cada sessão, cenários futuristas serão gerados com base na contribuição dos participantes e com o apoio da Inteligência Artificial. Os participantes, então, deverão encontrar soluções para enfrentar os cenários apresentados. Estas soluções devem envolver tecnologias e/ou metodologias existentes ou conceituais, e serão avaliadas tanto pelos próprios participantes quanto pelos tutores da atividade. 'A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo.'

 10º 11º 12º

Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Faculdade de Engenharia

Pés ao caminho: a cidade como casa | Patrícia Santos Pedrosa

Será que conhecemos as cidades, as vilas, as ruas em que habitamos? Passamos parte importante das nossas vidas a passear, a circular no espaço urbano. As ruas são uma segunda casa para os nossos quotidianos e as nossas vidas. Caminhar e observar ensinam-nos muito sobre as cidades e sobre o que acontece nelas. O espaço urbano é carregado das histórias, coletivas e pessoais. Como é que todas estas dimensões se cruzam com as nossas vidas e o direito a viver em cidades, vilas e aldeias acolhedoras. A proposta desta atividade é para caminharmos e discutirmos a nossa experiência urbana, de olhos postos no que nos envolve e no que gostávamos que as cidades fossem.

12º

Ciência, Tecnologia, Engenharia e Artes

Faculdade de Ciências da Saúde

Biomateriais da produção à aplicação na saúde. | André Ferreira Moreira;
Cátia Cabral;
Natanael Fernandes;
Mariana Graça 

Os biomateriais desempenham um papel crucial na área da saúde, sendo utilizados numa variedade de aplicações, desde dispositivos médicos até terapias regenerativas. Os biomateriais podem ser utilizados para reparar ou substituir tecidos danificados, como cartilagem, pele e ossos. Por outro lado, podem também atuar como sistemas de entrega controlada de fármacos. Este projeto visa colocar os alunos em contacto com o processo de desenvolvimento e produção de biomateriais utilizando técnicas convencionais (p.ex. utilização de moldes) ou avançadas (p.ex. bioimpressão).

11º 12º

Ciências da vida; Engenharia

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