Os funcionários da Universidade da Beira Interior, através do Programa Erasmus+ International Credit Mobility, ação-chave KA107, têm a possibilidade de participar em atividades de mobilidade para fins de formação (STT – Staff Mobility for Training), em instituições de ensino superior (IES) localizadas fora da União Europeia e com as quais exista um acordo interinstitucional.
A vertente STT – Staff Mobility for Training tem por objetivo incentivar a mobilidade de pessoal técnico para a realização de atividades de formação em instituições europeias parceiras localizadas num dos países participantes do Erasmus+ International Credit Mobility, dessa forma contribuindo para o reforço das suas competências profissionais, a melhoria das suas habilidades linguísticas e aprendizagem de novos métodos de trabalho. Representa, assim, uma oportunidade de valorização tanto pessoal como profissional.
No âmbito da gestão financeira de projetos Erasmus+ ICM, a UBI dispõe, neste momento, de cerca de 30 protocolos celebrados com IES parceiras através do Projeto 2020-1-PT01-KA107-078137.
Edital e Lista de vagas disponíveis
Resultados
Universidades Parceiras
Candidatura
O período de candidaturas decorre de 31-10-2022 a 20-11-2022.
O/a Funcionário/a deverá formalizar a sua candidatura ao Programa Erasmus+ International Credit Mobility, ação-chave KA107, aqui.
Calendário
|
1. Convite à apresentação de candidaturas
|
31-10-2022 a 20-11-2022
|
2. Seleção dos candidatos
|
21-11-2022 a 2-12-2022
|
3. Publicação do edital com os resultados e notificação dos candidatos
|
5-12-2022
|
4. Manifestação de interesse
|
5-12-2022 a 16-12-2022
|
5. Realização da mobilidade na IES parceira
|
Até 31-07-2023
|
Procedimento
- Contacto com o candidato selecionado: Após a candidatura e seleção do candidato para a mobilidade, o Gabinete de Internacionalização e Cooperação (GIC) entrará em contato com o candidato via e-mail indicando a documentação necessária para o seu processo de mobilidade e fornecendo recomendações consoante o país de destino da mobilidade;
- Nomeação junto da Universidade parceira: O Gabinete de Internacionalização e Cooperação encaminhará um e-mail para a Universidade parceira nomeando o Funcionário para a respetiva mobilidade;
- Reunião de documentação:
3.a) O Funcionário deverá preencher o Formulário de Missão de Mobilidade, assinar e obter junto do/a seu/sua Chefe/Diretor/a de Serviço, a assinatura dando autorização para a realização do período de mobilidade;
3.b) O Funcionário deverá entrar em contato, ao mesmo tempo, com o Gabinete de Relações Internacionais da IES onde foi colocado, indicando o seu plano inicial de trabalho e pedindo o preenchimento do Acordo de Mobilidade para Formação, dando conhecimento ao GIC (icm@ubi.pt);
3.c) IES de acolhimento procederá à recolha de assinaturas (de quem recebe o Funcionário/Departamento e do Responsável Institucional) e emitirá a respetiva Carta-convite;
3.d) Assim que o Funcionário obtiver a Carta-convite deverá preencher o Acordo Financeiro, documento que permitirá o pagamento da bolsa de mobilidade.
3.e) O Funcionário deverá encaminhar para icm@ubi.pt cópias de: apólice de seguro (viagem, saúde e responsabilidade contra terceiros) e Registo do Viajante no Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
- Mobilidade: antes de iniciar a sua mobilidade, o Funcionário deverá dirigir-se ao GIC para obter uma pequena lembrança da UBI para ser entregue na IES de acolhimento.
- Fecho do processo de mobilidade individual: no final da sua mobilidade, o Funcionário deverá entregar no GIC os originais entregues pela Universidade de acolhimento (Carta-convite e Carta-confirmação) e preencher o relatório enviado automaticamente pela plataforma europeia Mobility Tool.
Nota: O Funcionário é responsável pelo contacto com a IES de acolhimento onde pretende realizar a mobilidade. As datas da mobilidade deverão ser acordadas com a IES de acolhimento e sempre com o conhecimento do GIC.
Documentação de apoio (templates)