Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docente da UBI nomeada para prémio nacional na área do turismo e hotelaria

Docente da UBI nomeada para prémio nacional na área do turismo e hotelaria

  • NOTÍCIA
  •   04 de agosto de 2025  

Com uma carreira a ensinar e investigar na área do Turismo, Cristina Estevão foi agora nomeada na categoria “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior” nos Hospitality Education Awards 2025.

Ficheiro com o nome: Foto Cristina Esteves

 

Cristina Estevão, docente do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (DGE-UBI), é uma das finalistas dos Hospitality Education Awards (HEA) 2025, na categoria “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”. A distinção visa reconhecer o percurso académico e profissional de docentes que se têm destacado no Ensino Superior nas áreas do turismo e da hotelaria.

A seleção dos finalistas resulta da votação de um júri que, além de Cristina Estevão, nomeou docentes do ISG – Instituto Superior de Gestão, da Universidade Europeia, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e da Universidade Católica Portuguesa. 

Professora Associada no DGE-UBI, Cristina Estevão é natural do Algarve e reconhece que isso teve uma grande influência na decisão e no gosto em investigar a área do turismo. Tem um percurso académico marcado pelo ensino e investigação nas áreas da gestão, do turismo e da hotelaria.

No plano científico, a sua produção inclui a publicação de livros de referência, capítulos em obras internacionais e dezenas de artigos em revistas indexadas (WoS/Scopus), abordando temas como a competitividade, a inovação, a sustentabilidade, o marketing digital e a comunicação estratégica no setor do turismo. Alguns trabalhos de investigação foram reconhecidos através de prémios científicos, com Best Papers no ICMarkTech 2023 e TMS Algarve 2022, e o prémio de mérito científico do Banco Espírito Santo/IPCB, em 2013.

No plano da formação académica, concluiu o Pós-Douramento em Turismo na Universidade de Aveiro em 2020 e o Doutoramento em Gestão pela UBI, em 2011, com a tese “Competitiveness and Clusters in the Portuguese Tourism Sector”, depois de ter realizado o mestrado, na mesma instituição, em 2008, com o tema “As Estratégias Competitivas dos Estabelecimentos Hoteleiros de Interesse para o Turismo: O Caso da Região de Turismo da Serra da Estrela”. A formação de base passou pelo Instituto Politécnico da Guarda, onde obteve a licenciatura em Gestão e o bacharelato em Gestão Informática.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 1 de outubro, em Lisboa, durante a Gala HEA 2025, organizada pela Associação Fórum Turismo e pelo Turismo de Portugal. A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR), entre outros parceiros institucionais.

Os Hospitality Education Awards distinguem anualmente docentes e entidades que se destacam na formação de profissionais para o setor do turismo, sendo atualmente um dos principais reconhecimentos nacionais nesta área.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Data da última atualização: 2025-08-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.