Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Universidade de Verão 2016
  3. Faculdade de Ciências

Faculdade de Ciências

27 junho a 1 julho 2016 | 10h00 às 17h00

A Universidade de Verão da Faculdade de Ciências (FC) vai decorrer de 27 de junho a 1 de julho de 2016 e é destinada a alunos do Ensino Secundário. Com este programa a FC pretende reunir atividades científicas, lúdicas e culturais, sensibilizando os alunos para a importância da Física, da Química e da Matemática no mundo atual.


Programa

27 junho

Receção

Gastronomia Molecular:
A Gastronomia Molecular é um ramo da ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem enquanto se cozinha e se degustam os alimentos.
O objetivo desta atividade é criar novas estruturas dentro dos alimentos, obtendo novas propriedades de sabor, textura ou aparência, bem como a compreensão de todos os fenómenos ocorridos.
Serão feitos esparguetes e caviares de legumes e frutas recorrendo à utilização de agar e ao alginato, “shots” supercoloridos de sumos de fruta com a introdução de espessantes como o xantano, ou gelados saudáveis e rápidos com azoto líquido.
Responsável: Profª. Maria João Nunes

Estudo dos efeitos da Radiação na Biota:
A utilização do Espectro Eletromagnético, tem vindo a apresentar cada vez mais hipóteses tecnológicas ao nível de equipamentos clínicos para aplicação médica. Pode, por isso, concluir-se que a radiação, quando aplicada cuidadosamente, apresenta imensos benefícios nas áreas da saúde. O objetivo desta atividade consiste na exploração do conceito de radiação ionizante, sob o ponto de vista do seu impacto na vida quotidiana, na sociedade e no meio ambiente.
Responsável: Profª. Sandra Soares

28 de junho

Jogos Combinatórios:
Vamos jogar Nim? Numa mesa há n pilhas de palitos com x1, x2, ...,xn palitos. Dois jogadores alternam suas jogadas: o primeiro jogador pode escolher a pilha que quiser e retirar o número de palitos que desejar dessa pilha; de seguida joga o segundo jogador retirando também o número de palitos que quiser de uma única pilha que escolher. Quem tirar o último palito ganha. Como determinar a estratégia vencedora para este jogo?
O Nim é um exemplo de jogo combinatório – jogos sequenciais para os quais as informações são públicas para ambos os jogadores assim como os movimentos possíveis. Os jogos que envolvem o elemento sorte não estão incluídos nesta categoria. Outros exemplos famosos de jogos combinatórios são o jogo da velha, as damas, os seis em linha, o xadrez, o hex e o Go. Jogos que não são combinatórios incluem o par-ou-ímpar, o pôquer (e praticamente todos os jogos de baralho), o gamão (e praticamente todos os jogos com dados) e o futebol (e praticamente todos os desportos).
Resolver um jogo combinatório significa determinar quem o vence (supondo que ambos os jogadores jogam sempre da melhor maneira possível) e qual a estratégia vencedora (se houver) para cada lance. Em teoria, todo jogo combinatório pode ser "facilmente" resolvido por um algoritmo simples que analisa completamente a sua árvore de opções.
Responsáveis: Prof. Rogério Serôdio e Prof. José Carlos Aleixo

Operação Álcool:
Identificar a presença de metanol no conjunto de três amostras líquidas.
Análise molecular estrutural e vibracional (1 hora): analisar estruturas moleculares simples com o programa Chemsketch e visualizar as vibrações das ligações químicas com o programa Jmol.
Registo de espetros de infravermelho (1 hora): registar espetros de infravermelho das amostras fornecidas.
Análise qualitativa espetroscópica (30 minutos): analisar os espetros de infravermelho e identificar a amostra que contém metanol.
Responsável: Prof. Joaquim Graça

29 de junho

(Quase) Tudo o que pode fazer com um Apontador Laser (para além de deixar tonto o seu gatinho):
Realização de experiências envolvendo tópicos de ótica como a polarização, a interferência, a difração e a holografia
Responsável: Profª. Elsa Fonseca

O número π:
Esta atividade tem por objetivo apresentar uma breve história do número Pi. Essa história inicia-se nas civilizações mais antigas e vai até aos dias de hoje. Utilizando tecnologia atual são também apresentados vários métodos (Aproximações clássicas, Cálculo integral, Estatística, etc) para aproximar Pi.
No final, são ainda apresentadas algumas aplicações (por exemplo cálculo de Volumes, aplicações à Estatística, etc).
Responsáveis: Prof. Paulo Rebelo e Prof. Silvério Rosa

Visita guiada à UBI

30 de junho

Astronomia para todos (com sessão noturna):
Introdução básica à astronomia. Atividades de observação e reflexão com pouco ou nenhum equipamento. Se as condições meteorológicas o permitirem, será feita uma sessão adicional noturna, para observação dos astros usando os telescópios do Departamento de Física.
Responsável: Prof. José Amoreira

Cálculo Computacional: aproximações e erros:
Na primeira parte desta atividade os alunos são motivados a experimentar algumas das limitações do cálculo com calculadora, nomeadamente, o overflow, o underflow, a precisão e estabilidade de um algoritmo. A seguir propomos os seguintes desafios:
Como efetuar uma subtração de dois números inteiros usando apenas a adição?
Como se processa o cálculo de valores da função exponencial, ou da função seno, numa calculadora?
Na segunda parte da atividade os alunos estimam a concentração de um ião hidróxido numa solução saturada deste hidróxido, recorrendo a um processo iterativo para calcular zeros de funções reais e resolvem um sistema linear recorrendo à mesma metodologia. A seguir resolve-se a seguinte situação problemática: Como calcular a melhor estimativa da capacidade de calor de um metal para uma dada temperatura, conhecendo apenas alguns valores que relacionam estas duas grandezas? Termina-se a atividade com o desenvolvimento de uma estratégia para calcular uma boa aproximação da área de uma região plana limitada por uma curva.
Responsáveis: Prof. Rui Robalo e Prof. José Duque

Açucares na Vida:
Neste projeto pretende-se mostrar os açúcares na sua forma simples, para perceber como funcionam nos organismos vivos através das suas propriedades físico químicas. Derivados de açúcares com propriedades biológicas. Identificação de açúcares.
Responsável: Profª. Maria Isabel Ismael

1 de julho

Construção e Teste de um Instrumento de Análise em Química:
Propõe-se a construção de um densímetro com materiais económicos e acessíveis, a sua calibração e aplicação na determinação da concentração do cloreto de sódio numa solução aquosa.
No decorrer do trabalho recorre-se à utilização de tabelas, constrói-se um gráfico e relaciona-se a densidade de uma solução com a concentração do soluto.
Responsável: Prof. Manuel Magrinho

O que pode aprender com o Geogebra:
GeoGebra é um software livre de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino, que integra geometria, álgebra, estatística e cálculo, e, num ambiente visual bastante atrativo, reúne as ferramentas tradicionais de geometria (tal como régua, compasso e transferidor) com outras mais adequadas.
Nesta sessão, os participantes serão envolvidos em tarefas que permitirão explorar alguns dos muitos recursos do GeoGebra e que, inevitavelmente, permitirão o reconhecimento de que o GeoGebra é uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da matemática.
Responsáveis: Prof. Alberto Simões, Profª. Ana Catarina Carapito, Profª. Helena Ferreira e Prof. Ilda Rodrigues

Lanche convívio

 

+ info: cgil@ubi.pt

Inscrições: 10 de maio a 9 de junho

Ficha de Inscrição

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.