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Psicologia da Educação e Aconselhamento

2º Ciclo     Departamento de Psicologia e Educação

Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Psicologia da Educação e Aconselhamento

Informação

Rótulo Texto
Área CNAEF 311 | Portaria n.º 256/2005
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 697 € | Internacionais 1.500 € (Formas e Prazos de Pagamento)

 

Avaliação/Registo/Publicação

Rótulo Texto
Avaliação/Acreditação/Registo A3ES —Deliberação
A3ES — Relatório de Autoavaliação
DGES — Registo
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão
Vagas 10 (2025)
Nota do Último Colocado .
Cálculo da Nota de Acesso Psicologia da Educação e do Aconselhamento 2025

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O Mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento visa preparar os estudantes para a prática da Psicologia em contextos educativos e de desenvolvimento de carreira, contribuindo para a melhoria dos ambientes de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, e para a evolução da investigação científica nesta área. Mais especificamente, pretende-se promover conhecimentos e competências técnico-científicas nos domínios da investigação, da avaliação e da intervenção psicológicas, a partir de uma abordagem multimodal e multinível, habilitando os estudantes para a realização do estágio profissional na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), de acordo com os requisitos profissionais do exercício da Psicologia nesta área de especialização, ou para a prossecução de estudos num 3.º Ciclo/Doutoramento.
Competências Pretende-se que os estudantes desenvolvam e aprofundem:
- conhecimentos de teorias, modelos e técnicas importantes para a prática da psicologia em contextos educacionais, comunitários e de desenvolvimento de carreira;
- competências de avaliação, intervenção e consultadoria psicológicas, tendo em vista a prevenção do risco e a promoção do bem-estar e do desenvolvimento ao longo da vida da diversidade de públicos-alvo;
- competências nos domínios da consulta psicológica educacional, do aconselhamento e da consultadoria;
- conhecimentos dos principais fatores que propiciam a criação de contextos socioeducativos inclusivos e a redução de barreiras à aprendizagem;
- capacidades para avaliar a eficácia e eficiência da intervenção psicológica educacional;
- competências de comunicação e fundamentação, oral e escrita, do processo e resultados da prática psicológica em contextos educacionais, comunitários e de desenvolvimento de carreira;
- competências de pesquisa, interpretação e integração, de forma fundamentada e crítica, da produção científica em Psicologia e, em particular em Psicologia da Educação e Aconselhamento;
- conhecimentos e domínio de metodologias de investigação quantitativas e qualitativas;
- competências de autonomia na conceção e concretização de estudos científicos, promovendo uma abordagem baseada em evidências para a prática educacional;
- capacidades de reflexão e aplicação de cuidados éticos e deontológicos associados à investigação e à prática psicológica;
- capacidades de reflexão critica sobre a ação do psicólogo enquanto agente promotor de equidade e inclusão em contextos educativos e formativos;
- capacidades de pensamento crítico e resolução de problemas;
- competências de trabalho colaborativo e flexibilidade;
- competências autorregulatórias (e.g., estabelecimento de objetivos, gestão do tempo, definição de um plano de trabalho, organização e transformação de informação, autoavaliação).
Saídas Profissionais O 2.º Ciclo/Mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento promove o acesso à realização de estágio profissional tutelado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (e inscrição na mesma), e o acesso ao exercício da prática psicológica em diferentes contextos, formais e não formais, acompanhando o processo de desenvolvimento e o projeto de vida de pessoas nos seus ambientes (e.g., intervenção precoce na infância; desenvolvimento ao longo da vida e o bem-estar psicológico; aprendizagem e sucesso escolar; desenvolvimento da carreira; formação profissional e formação ao longo da vida). Em todas estas áreas, a prática psicológica do Psicólogo da Educação e do Aconselhamento pode ser desenvolvida direta ou indiretamente com outros profissionais e/ou serviços não estritamente educacionais, cuja formação e assessoria integra a prática da Psicologia da Educação.
No 2.º Ano do Curso, os estudantes realizarão um estágio curricular que poderá desenvolver-se em contextos educativos formais (e.g., agrupamentos escolares, escolas profissionais, instituições de ensino superior); instituições e estruturas da comunidade que, de uma forma explícita, desenvolvam a sua ação junto de crianças e jovens, professores, pais e famílias (e.g. IPSS, centros educativos, associações de intervenção comunitária, ONG´s - Organizações Não Governamentais, centros de formação desportiva); estruturas e serviços da comunidade no campo da intervenção precoce na infância (e.g., SNIPI -Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância), da intervenção vocacional e do desenvolvimento da carreira (e.g., centros de emprego e formação profissional), da educação e formação de jovens e adultos (e.g., universidade seniores), e da promoção do envelhecimento ativo (e.g., lares de terceira idade, centros de dia); autarquias; clínicas/serviços de aconselhamento privados, serviços de pedopsiquiatria.
Infraestruturas Acesso a bases de dados científicas, como a Plataforma Clarivate Web of Science, Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On), Psychology and Behavioral Collection (EBSCO); plataforma de e-conteúdos, salas de aula com equipamento multimédia, equipamento informático com software específico (IBM SPSS, AMOS, NVivo, etc.), Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, salas de estudo, sistemas de videoconferência, Laboratório de Psicologia (equipado o E-Prime e o OpenSesame).
Acesso à estrutura informática da UBI: Impressão, VPN, Email, WIFI, IBM SPSS, Conta UBI, Zoom-Colibri, Office 365. Acesso ao Pólo da UBI do CIDESD, centro financiado e avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com Muito Bom e ao NECE-UBI, igualmente financiado e avaliado pela FCT com Muito Bom. Ponto de acesso ao Instituto Nacional de Estatística e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Psicologia e Educação

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 161
4061

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Sandra Carina Machado Guimarães  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Sandra Carina Machado Guimarães
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Ana Isabel Cunha

Comissões

Comissão Científica
Sandra Carina Machado Guimarães
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco
Rosa Marina Lopes Brás Martins Afonso
Ema Patrícia de Lima Oliveira
Cláudia Maria Gomes Mendes da Silva
Ludovina Maria de Almeida Ramos

Comissão de Coordenação Pedagógica
Sandra Carina Machado Guimarães
Coordenadores Ano
(1.º)
(2.º)
Delegados Ano
(1.º)
(2.º)

Comissão de Creditação
Sandra Carina Machado Guimarães
Ana Isabel Silva Santos Barbosa Cunha
Cláudia Maria Gomes Mendes da Silva
Ludovina Maria de Almeida Ramos

Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2025-02-25

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