Objetivos Gerais
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O Mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento visa preparar os estudantes para a prática da Psicologia em contextos educativos e de desenvolvimento de carreira, contribuindo para a melhoria dos ambientes de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, e para a evolução da investigação científica nesta área. Mais especificamente, pretende-se promover conhecimentos e competências técnico-científicas nos domínios da investigação, da avaliação e da intervenção psicológicas, a partir de uma abordagem multimodal e multinível, habilitando os estudantes para a realização do estágio profissional na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), de acordo com os requisitos profissionais do exercício da Psicologia nesta área de especialização, ou para a prossecução de estudos num 3.º Ciclo/Doutoramento. |
Competências
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Pretende-se que os estudantes desenvolvam e aprofundem: - conhecimentos de teorias, modelos e técnicas importantes para a prática da psicologia em contextos educacionais, comunitários e de desenvolvimento de carreira; - competências de avaliação, intervenção e consultadoria psicológicas, tendo em vista a prevenção do risco e a promoção do bem-estar e do desenvolvimento ao longo da vida da diversidade de públicos-alvo; - competências nos domínios da consulta psicológica educacional, do aconselhamento e da consultadoria; - conhecimentos dos principais fatores que propiciam a criação de contextos socioeducativos inclusivos e a redução de barreiras à aprendizagem; - capacidades para avaliar a eficácia e eficiência da intervenção psicológica educacional; - competências de comunicação e fundamentação, oral e escrita, do processo e resultados da prática psicológica em contextos educacionais, comunitários e de desenvolvimento de carreira; - competências de pesquisa, interpretação e integração, de forma fundamentada e crítica, da produção científica em Psicologia e, em particular em Psicologia da Educação e Aconselhamento; - conhecimentos e domínio de metodologias de investigação quantitativas e qualitativas; - competências de autonomia na conceção e concretização de estudos científicos, promovendo uma abordagem baseada em evidências para a prática educacional; - capacidades de reflexão e aplicação de cuidados éticos e deontológicos associados à investigação e à prática psicológica; - capacidades de reflexão critica sobre a ação do psicólogo enquanto agente promotor de equidade e inclusão em contextos educativos e formativos; - capacidades de pensamento crítico e resolução de problemas; - competências de trabalho colaborativo e flexibilidade; - competências autorregulatórias (e.g., estabelecimento de objetivos, gestão do tempo, definição de um plano de trabalho, organização e transformação de informação, autoavaliação). |
Saídas Profissionais
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O 2.º Ciclo/Mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento promove o acesso à realização de estágio profissional tutelado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (e inscrição na mesma), e o acesso ao exercício da prática psicológica em diferentes contextos, formais e não formais, acompanhando o processo de desenvolvimento e o projeto de vida de pessoas nos seus ambientes (e.g., intervenção precoce na infância; desenvolvimento ao longo da vida e o bem-estar psicológico; aprendizagem e sucesso escolar; desenvolvimento da carreira; formação profissional e formação ao longo da vida). Em todas estas áreas, a prática psicológica do Psicólogo da Educação e do Aconselhamento pode ser desenvolvida direta ou indiretamente com outros profissionais e/ou serviços não estritamente educacionais, cuja formação e assessoria integra a prática da Psicologia da Educação. No 2.º Ano do Curso, os estudantes realizarão um estágio curricular que poderá desenvolver-se em contextos educativos formais (e.g., agrupamentos escolares, escolas profissionais, instituições de ensino superior); instituições e estruturas da comunidade que, de uma forma explícita, desenvolvam a sua ação junto de crianças e jovens, professores, pais e famílias (e.g. IPSS, centros educativos, associações de intervenção comunitária, ONG´s - Organizações Não Governamentais, centros de formação desportiva); estruturas e serviços da comunidade no campo da intervenção precoce na infância (e.g., SNIPI -Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância), da intervenção vocacional e do desenvolvimento da carreira (e.g., centros de emprego e formação profissional), da educação e formação de jovens e adultos (e.g., universidade seniores), e da promoção do envelhecimento ativo (e.g., lares de terceira idade, centros de dia); autarquias; clínicas/serviços de aconselhamento privados, serviços de pedopsiquiatria. |
Infraestruturas
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Acesso a bases de dados científicas, como a Plataforma Clarivate Web of Science, Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On), Psychology and Behavioral Collection (EBSCO); plataforma de e-conteúdos, salas de aula com equipamento multimédia, equipamento informático com software específico (IBM SPSS, AMOS, NVivo, etc.), Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, salas de estudo, sistemas de videoconferência, Laboratório de Psicologia (equipado o E-Prime e o OpenSesame). Acesso à estrutura informática da UBI: Impressão, VPN, Email, WIFI, IBM SPSS, Conta UBI, Zoom-Colibri, Office 365. Acesso ao Pólo da UBI do CIDESD, centro financiado e avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com Muito Bom e ao NECE-UBI, igualmente financiado e avaliado pela FCT com Muito Bom. Ponto de acesso ao Instituto Nacional de Estatística e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central. |