Objetivos Gerais
|
A licenciatura visa capacitar os estudantes para: • participarem no desenvolvimento de projetos de design de moda, • participarem em atividades profissionais especializadas nas áreas do Design de Moda, incluindo a criação, o marketing, a comunicação e a produção,
O plano curricular é abrangente, explora a relação do design com as artes, humanidades, ciência, tecnologia e economia, introduzindo o aluno às diversas abordagens do universo da moda. A formação assenta no domínio conceptual e prático das metodologias projetuais, no conhecimento das tecnologias têxteis e de construção de vestuário mais recentes e avançadas, nas técnicas artesanais e na tradição dos lanifícios. A aprendizagem é apoiada com infra-estruturas que cobrem a pesquisa de tendências e referências e todo o processo tecnológico têxtil, permitindo aos alunos explorarem livremente as tecnologias, aliando criatividade, pensamento estratégico e conhecimento técnico na materialização das suas ideias. |
Competências
|
No final da licenciatura em design de moda o estudante deve ser capaz de: 1. Integrar, avaliar, relacionar e aplicar o conhecimento geral em design de produtos para apresentarem soluções às propostas concretas de clientes. 2. Integrar o sistema holístico da moda (tendências, cultura, tradição, criação, tecnologias, mercado, distribuição, comunicação, ética…) para desenvolver produtos e colecções de moda. 3. Desenvolver projectos de moda e actividades profissionais especializadas nas distintas áreas do Design de Moda, incluindo a criação, o marketing, a comunicação e a produção. 4. Aplicar coerentemente os princípios de desenvolvimento sustentável à moda por escolhas estratégicas de design. 5. Comunicar produtos, ideias, problemas e soluções com ética. 6. Ter confiança pessoal, ambição e esmero na qualidade com responsabilidade. |
Saídas Profissionais
|
- Desenvolvimento criativo de produtos e colecções de moda. - Desenvolvimento criativo de acessórios. - Desenvolvimento criativo de têxteis de interior. - Coordenação de compras de materiais. - Actividade comercial e de gestão de produto em cadeias de marcas. - Ilustração e comunicação de moda. |
Infraestruturas
|
A Biblioteca possui um dos melhores acervos especializados para estudantes de Design de Moda do país e permite o acesso à “Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)”. O Museu dos Lanifícios disponibiliza oficinas de tecelagem, centro de documentação, extensa base de dados de tecidos e equipamento têxtil artesanal e industrial e espaços expositivos. O Dep. de Artes disponibiliza equipamentos para o desenvolvimento de projetos e experimentações ligadas a produto e produto de moda, fotografia, cinema, design multimedia e design de jogos, muitos centrados no Design+Lab. O Dep. de Ciência e Tecnologia Têxteis possui oficinas que cobrem todo o processo tecnológico (fiação, não-tecidos, tecelagem, malhas, tinturaria, estampagem, acabamento, modelagem e confeção), e laboratórios de ensaios normalizados, colorimétricos e de sistemas CAD. A ligação com a região, a comunidade e as empresas é incentivada através de visitas de estudo, workshops, concursos e projetos com parceiros externos.
|