Objectivos de Aprendizagem |
Desenvolver competências a nível do controlo da qualidade na indústria têxtil e do vestuário. Aquisição de conhecimentos em organização, normalização e sistemas de qualidade Identificar os princípios da gestão da qualidade e os principais sistemas de organização da produção Utilizar metodologias adequadas de organização, gestão e controlo segundo os princípios e requisitos normativos Reconhecer os principais requisitos das normas ISO 9000 Identificar e avaliar as principais propriedades físicas, químicas e mecânicas de fibras, fios, tecidos e malhas Conhecer e descrever os principais métodos de ensaio utilizados na caracterização e no controlo da qualidade dos materiais têxteis nas várias fases de produção Reconhecer a utilização de normas nacionais e internacionais nos ensaios realizados a matérias-primas e produtos têxteis Ser capaz de interpretar e elaborar cadernos de especificações técnicas de qualidade de produtos têxteis em função da aplicação e das exigências de mercado.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A unidade curricular funciona com aulas teóricas e aulas práticas-laboratoriais. O docente, nas aulas teóricas, expõe os conteúdos da unidade curricular e apresenta exemplos para discussão. Nas aulas práticas laboratoriais o aluno deve aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. As aulas práticas-laboratoriais irão decorre nos laboratórios de ensaios físicos e químicos, onde o estudante poderá trabalhar com diferentes equipamentos e realizar vários trabalhos experimentais na área do controlo de Qualidade. Os estudantes deverão elaborar, no fim de cada trabalho experimental, um relatório escrito onde deverão aplicar os conhecimentos adquiridos e discutir cientificamente os resultados obtidos. A avaliação da UC compreende uma componente teórica (prova escrita) e uma componente prática (média dos trabalhos práticos laboratoriais) em cada um dos módulo (Têxtil e Confeção e Vestuário) - MT e MCV O critério de admissão a exame é de 6 valores e de aprovação de 9,5 valores
|
Bibliografia principal |
D. Duret, M. Pillet, Qualidade na Produção – da ISO 9000 ao Seis Sigma, Lidel, 2009. J. P. Pinto, Pensamento Lean, Lidel, 2a edição, 2009. A. Pinto, I. Soares, Sistemas de Gestão da Qualidade - Guia para a sua implementação, Edições Sílabo, 2a Edição, 2018. Gilberto Santos (Coordenação), Sistemas Integrados de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança 3a edição, Publindústria, 2018. A. Majumdar, A. Das, R. Alagirusamy and V. K. Kothari (Editors), Process Control in Textile Manufacturing, Woodhead Publishing; 1st ed., 2012. D. C. Montgomery, Introduction to Statistical Quality Control, Wiley, 6th ed., 2008. B. P. Saville, Physical Testing of Textiles, Woodhead Publishing, 1999. E. B. Grover, D. S.Hamby, Handbook of Textile Testing and Quality Control, John Wiley & Sons, 1960. J. E. Booth, Principles of textile testing, Newnes-Butterworths, 3rd ed., 1968. Normas técnicas nacionais e internacionais para a área têxtil.
|