Objectivos de Aprendizagem |
Domínio de metodologias de Design Centrado no Utilizador (DCU) para suporte à análise ergonómica de produtos e situações de interação em contexto real com produtos ou adereços de vestuário e moda. Os alunos serão capazes de reconhecer as principais etapas de trabalho e instrumentos utilizados pela Ergonomia no Design, podendo atuar como Designers de moda em projetos multidisciplinares focados em critérios reais, necessidades do público-alvo e/ou avaliação da usabilidade de produtos de moda e vestuário. O principal objetivo é capacitar os alunos a identificar, compreender e interferir em todas as dimensões. Em parceria com a UC de Design de Vestuário (16420) os alunos desenvolvem um projeto comum, sobre um tema dado a cada semestre para: - Desenvolver a capacidade analítica para usar e adaptar o projeto aos princípios da Ergonomia e do Design Centrado no Humano, a partir do reconhecimento dos diversos constrangimentos do sistema (cliente, mercado, produção, matéria-prima e utilizador).
|
Conteúdos programáticos |
O conteúdo programático da disciplina é dividido em quatro fases e oito módulos. A Fase I (Formação & Exploração) aborda a ergonomia e design de moda, introduzindo conceitos fundamentais como ergonomia física, cognitiva, correção e conceção, além de estudos aplicados à criação de vestuário. Na Fase II (Briefing & Exploração do Conceito Criativo), os alunos experimentam metodologias de ergonomia e transformam conceitos criativos em produtos reais. A Fase III (Design) inclui a aplicação dos resultados da exploração e testes de propostas de vestuário, enquanto a Fase IV (Pesquisa e Desenvolvimento) foca no desenvolvimento de uma linha de produtos, desde a pesquisa até a produção, com apoio técnico e metodológico. O objetivo é integrar os princípios de design e ergonomia para criar uma coleção profissional e funcional, culminando em uma apresentação e desfile de moda.
|
Bibliografia principal |
- Cushman,W.H. and Rosenberg,D.J., (1991). “Human Factors in Product Design”. Elsevier. Cybis, W., Betiol, A. H., & Lisboa, R. M. (2015). Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora. - Dul, J., & Weerdmeester, B. (2015). Ergonomics for Beginners: A Quick Reference Guide. CRC Press. - Green,W.S. and Jordan,P.W., (2002). “Designing Pleasurable Products”. Taylor & Francis. - Greever, T. (2015). Articulating Design Decisions: Communicate with Stakeholders, Keep Your Sanity, and Deliver the Best User Experience. New Riders. - Iida, I. Ergonomia – Projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2005. - McKelvey, K., & Munslow, J. (2011). Fashion Design: Process, Innovation, and Practice. Wiley. - Papanek, V. (1971). Design for the Real World. Thames and Hudson. - Soares, M. M., & Rebelo, F. (2017). Ergonomics in Design: Methods and Techniques. CRC Press.
|