Faculdade de Ciências
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Gastronomia molecular |
A Gastronomia Molecular é um ramo da ciência que estuda as transformações físico-químicas que ocorrem enquanto se cozinha e se degustam os alimentos. O objetivo deste projeto é criar novas estruturas dentro dos alimentos, obtendo novas propriedades de sabor, textura ou aparência, bem como a compreensão de todos os fenómenos ocorridos.
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Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática
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Faculdade de Ciências da Saúde
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Biomateriais da produção à aplicação na saúde |
Os biomateriais desempenham um papel crucial na área da saúde, sendo utilizados numa variedade de aplicações, desde dispositivos médicos até terapias regenerativas. Os biomateriais podem ser utilizados para reparar ou substituir tecidos danificados, como cartilagem, pele e ossos. Por outro lado, podem também atuar como sistemas de entrega controlada de fármacos. Este projeto visa colocar os alunos em contacto com o processo de desenvolvimento e produção de biomateriais utilizando técnicas convencionais (p.ex. utilização de moldes) ou avançadas (p.ex. bioimpressão).
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Ciências da vida e Engenharia |
Faculdade de Engenharia
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Codificar sem computador |
O projeto visa capacitar o participante em termos de fundamentos de programação. Será dado particular destaque ao conceito de programação e como é empiricamente realizado no nosso dia-a-dia.
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Tecnologia, Engenharia e Matemática |
Faculdade de Ciências
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Como são produzidos os anticorpos?
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Ver, na prática, como se produz e purifica um anticorpo
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Ciências da vida, Ciências exatas e Tecnologia |
Faculdade de Ciências
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Simulação de Monte Carlo em Python
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Com as regras da teoria da probabilidade podemos calcular a probabilidade de um determinado evento acontecer; digamos a probabilidade de obter uma bola preta de entre três retiradas de um chapéu com quatro bolas pretas, seis bolas brancas e três bolas verdes. Infelizmente, o cálculo teórico de probabilidades pode tornar-se difícil ou impossível se o problema for ligeiramente alterado. No entanto, há uma maneira numérica simples de calcular probabilidades usando a teoria da computação: Simulação de Monte Carlo. A ideia da simulação de Monte Carlo é repetir aleatoriamente um experimento as vezes necessárias para obter dados em quantidade suficiente para aplicar a Lei dos Grandes Números. Neste projeto propomos ver vários exemplos onde aplicamos a simulação de Monte Carlo para determinar probabilidades, umas facilmente calculáveis matematicamente e outras mais difíceis. Além disso, veremos como podemos utilizar a simulação de Monte Carlo para o cálculo de áreas e, em particular, como aproximar o valor de pi. As experiências serão realizadas num computador e a linguagem de programação será o Python. Para isso, reservamos pelo menos uma sessão para apresentar as noções básicas de Python necessárias para programar as simulações.
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Ciências exatas, Tecnologia e Matemática |
Faculdade de Ciências
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Matrizes, números complexos e arte |
Neste projecto usamos várias ferramentas matemáticas e computacionais para obter certas imagens. Todos os conceitos matemáticos (números complexos, matrizes, determinantes) serão trabalhados com a profundidade apropriada ao fim pretendido. As imagens serão construídas com o apoio do Python, um software de acesso livre.
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Matemática |
Faculdade de Ciências |
Aprender Física criando projetos com o Tinkercad, uma impressora 3D e o Arduino
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O microcontrolador Arduino é uma plataforma eletrónica open-source de baixo custo, com hardware e software de fácil utilização, não exigindo conhecimentos profundos em eletrónica e programação. Esta ferramenta, muito utilizada no desenvolvimento de projetos de robótica e eletrónica recreativa, tem vindo a ser aplicada em experiências didáticas no âmbito da Física e de outras áreas da Ciência. Com o Arduíno podes dar asas à criatividade, desenvolvendo de raiz o teu projeto STEAM, enquanto aprendes sobre eletromagnetismo, ondas sonoras, lasers e díodo emissores de luz, mecânica, ótica e tantas outras áreas da Física! Podes criar as tuas próprias montagens com uma impressora 3D e automatizar etapas da tua experiência com sensores e o microcontrolador Arduíno, ao mesmo tempo que aprendes conceitos de programação. O Tinkercad ajuda-te a planear as experiências combinando, numa só plataforma online, o desenho digital das tuas peças com um simulador de circuitos electrónicos. Aceitas o desafio de te tornar um verdadeiro "STEAMer" e desenvolver o teu projeto connosco?
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Ciências exatas e Tecnologia |
Faculdade de Engenharia |
Cidades que Absorvem: Explorando a Permeabilidade dos Pavimentos |
O programa tem como objetivo sensibilizar sobre os impactos negativos da impermeabilização urbana. Ao longo de 3 sessões, os alunos são levados a refletir sobre a importância dos pavimentos permeáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 6, 11, 13 e 15. A atividade inicia-se com uma apresentação teórica, abordando o conceito de permeabilidade do solo e como a impermeabilização, através de superfícies como asfalto e betão, contribui para inundações e redução da água subterrânea. A segunda parte envolve uma atividade prática, onde os alunos, divididos em grupos, analisam diferentes tipos de pavimentos, testando a sua permeabilidade. Na terceira parte os resultados obtidos são discutidos em grupo, promovendo uma reflexão sobre a gestão da água nas cidades e possíveis intervenções sustentáveis. O projeto visa não só educar os alunos sobre a importância da infraestrutura permeável, mas também estimulá-los a aplicar essas lições em iniciativas concretas de melhoria na sua própria escola e comunidade.
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Engenharia e Tecnologia |