Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web
  4. Tecnologias de Redes Sociais

Tecnologias de Redes Sociais

Código 11113
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Estudo de conceitos fundamentais da tecnologia envolvida nas redes sociais, com especial interesse na comunicação, gestão e extração da informação. Extração de conhecimento de redes sociais ("Social Intelligence").

O crescente fenómeno das redes sociais virtuais (Web 2.0) é um dado incontornável e cada vez mais relevante no âmbito do processamento automático da informação. O número de utilizadores cresce consistentemente a cada ano (150 milhões/ano), aproximando-se rapidamente dos 2000 milhões de utilizadores (dados de 2017). Neste contexto interessa estudar, por um lado, os princípios e tecnologias envolvidas nas redes sociais, e por outro, explorar o vastíssimo repositório de dados e conhecimento que estas estruturas comportam.
Conteúdos programáticos Parte I — Conceitos, Tecnologia e Fundamentos
1. Introdução e caracterização da evolução e estado atual das redes sociais;
2. Tecnologias de Acesso e Manipulação de Informação:
2.1. Revisão/Consolidação de linguagens de trabalho: Java, Python, JavaScript;
2.2. Estudo de APIs/SDKs das principais redes sociais, tais como "Twitter", "Facebook", "Google+", LinkedIn, entre outras;

Parte II — Prospecção de Conhecimento em Redes Sociais
1. Introdução à prospecção de dados ("Data Mining")
2. Aglomeração de dados ("Data Clustering")
3. Prospecção de Texto ("Text Mining")
3.1. Texto e linguagem humana
3.2. Técnicas de manipulação inteligente de texto:
3.2.1. Indexação de documentos
3.2.2. Similaridade e aglomeração de documentos
3.2.3. Deteção de relevância em documentos
4. Noções de grafos e aglomeração de dados;
4.1. Prospecção de Grafos Sociais:
4.2. Medidas de Centralidade
4.3. Deteção de Comunidades
Bibliografia principal Hawker, M., (2011). "The Developer's Guide to Social Programming - Building Social Context Using Facebook, Google Friend Connect, and Twitter API". Pearson Education. ISBN:978-0-32-68077-8
Kumar, S., Morstatter, F., and Liu, H. (2013). "Twitter Data Analytics". Springer Verlag. ISBN:978-1-4614-9371-6
Lutz, M., (2013). "Learning Python, 5th Edition". O'Reilly. ISBN: 978-1449355739
Russel, M., (2019). "Mining the Social Web", 3rd Edition. O'Reilly. ISBN: 978-1491985045
Steven Bird, S., Klein, E., and Loper, E., (2009). "Natural Language Processing with Python". O'Reilly. ISBN: 063-6920516491
Zafarani, R., Abbasi, M., and Liu, H., (2014). "Social Media Mining". Cambridge University Press. ISBN: 9781107018853
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.