Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Comunicação
  4. Retórica

Retórica

Código 11730
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem A leccionação desta U.C. pretende colocar o aluno em condições de
1. Perceber a relevância da Retórica à luz dos seus questionamentos fundamentais;
2. Situar a diversidade de autores e obras nos seus múltiplos contextos culturais;
3. Assimilar a aplicabilidade da Retórica no quadro das suas múltiplas explicitações históricas e inscrições culturais
Conteúdos programáticos 1. O desenvolvimento histórico da retórica
1.1. A génese da relação entre Palavra e Poder
1.2. Os enraizamentos filosóficos da retórica
1.3. A sistematização epistémica da retórica em Aristóteles
1.4. Declínio e renascimento da retórica
2. A retórica nas sociedade
2.1. Da retórica presencial à retórica mediatizada.
2.2. Retórica e indústrias da persuasão: a retórica da imagem; retórica, marketing e tecnologia.
2.3. Da retórica em acção à retórica da acção: entre o fazer ver e o fazer agir
2.4. Questões limítrofes: que retórica para a sociedade-rede do século XXI?
Bibliografia principal Fontes de leitura obrigatória
ARISTÓTELES (1998). Retórica. Lisboa: IN-CM
PERELMAN, C. – OLBRECHTS-TYTECA, L. (2005). Tratado da argumentação. A nova retórica. S. Paulo: Martins Fontes
REBOUL, O. (2004). Introdução à retórica. S. Paulo: Martins Fontes
CASTELLS, M. (2006), La sociedad-red. Madrid: Alianza
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.