Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Seminário de Ética e Fenomenologia II

Seminário de Ética e Fenomenologia II

Código 13034
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 7
Carga Horária OT(5H)/S(40H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo fomentar a reflexão acerca de questões éticas associadas á ecologia e à filosofia do ambiente.

No final da UC os alunos devem estar capacitados para: identificar os elementos distintivos de diferentes paradigmas éticos ecologicamente relevantes; discutir os méritos e as limitações de cada um dos paradigmas.

Conteúdos programáticos Módulo I
1. Introdução a Hans Jonas: os problemas das antigas éticas face aos desafios do presente; 2. Conceitos operacionais em Hans Jonas: o fenómeno Vida (ser e dever ser), mortalidade e moralidade; natureza e tecnologia; o poder e o imperativo [da] responsabilidade; 3. Uma ética para uma Era da Tecnologia: o arquétipo de uma nova Ética e a questão da heurística do medo; 4. Crítica: o valor da vida e a questão do antropocentrismo em Hans Jonas.
Módulo II
1. Do antropocentrismo ecológico à ecologia profunda. 2. Da ecologia à ecosofia: a proposta de Arne Naess. 3. Perspectivas ecofeministas.
Módulo III
Na peugada do novo materialismo, procura-se iluminar o vínculo profundo entre matéria e alteridade como forma de instruir uma razão prática ecológica que supere o antropocentrismo. Uma crítica da concepção de matéria capaz de libertar a sua potência relacional traria amplas consequências para a compreensão e para o quotidiano de uma coexistência ecológica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia corresponde a trabalho de seminário: haverá leitura e estudo prévio dos textos, releitura conjunta e aprofundada de trechos, exposições orais, comentário crítico e reflexivo, quer pessoal quer com base em autores secundários. A avaliação é feita mediante um trabalho escrito de investigação individual sobre um tópico dentro do âmbito geral do Seminário, com apresentação em contexto de aula.
Bibliografia principal Jonas, H. (1985). The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. University of Chicago Press.
Jonas, H., Jonas, E., & Vogel, L. (2001). The Phenomenon of Life: Toward a Philosophical Biology (Studies in Phenomenology and Existential Philosophy) (1st ed.). Northwestern University Press.
Jonas, H. (2001). The Gnostic Religion: The Message of the Alien God and the Beginnings of Christianity (3rd ed.). Beacon Press.
D’Eaubonne, F. (1974, 2020). Le féminisme ou la mort. Paris: Le passager clandestin.
Jonas, H. (1984). The imperative of responsability: in search of an ethics for the technological age. Chicago: The University of Chicago Press.
Plumwood, V. (1993, 1997). Feminism and the mastery of nature. New York: Routledge.
BENNETT, J. (2010). Vibrant Matter.
BRAIDOTTI, Rosi; Bignall, Simone (edts.). Posthuman Ecologies, 2019.
MIES, Maria; SHIVA, Vandana (edts). Ecofeminism, 2nd edition, 2014.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.