Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Sociologia do Trabalho e das Organizações

Sociologia do Trabalho e das Organizações

Código 13128
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino presencial
Estágios não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo analisar o fenómeno do trabalho e a sua influência na organização social. Analisa-se a evolução do trabalho ao longo da história, com especial destaque para o período pós Revolução Industrial. Estuda-se depois a problemática das organizações e da sua estrutura. Ao longo do semestre, e de acordo com a metodologia definida, são promovidas atividades de trabalho individual e de grupo na sala de aula.
No final da UC o/a estudante deverá ser capaz de interpretar e discutir criticamente as teorias e problematizações relacionadas com os fenómenos do trabalho e das organizações. Deverá ser capaz de debater a relação do trabalho com a sociedade e a sua importância na sociedade contemporânea ocidental. A partir dos conhecimentos teóricos, conceptuais e metodológicos fornecidos em aula, deverá ser capaz de analisar a sociedade portuguesa no domínio do trabalho e das organizações e desenvolver abordagens investigativas e interventivas no domínio do trabalho.
Conteúdos programáticos I – Introdução. 1.1 Objeto de estudo, métodos e paradigmas da Sociologia do Trabalho; 1.2 Das origens históricas (e tradições nacionais) da Sociologia às áreas de especialização associadas ao trabalho e às organizações

II – Organização do trabalho e da empresa: 2.1 Racionalização do trabalho: das abordagens clássicas às relações humanas; 2.2 Organização e sistemas de trabalho na indústria e nos serviços; 2.3 Trabalho industrial e trabalho terciário, reconfigurações e interações; 2.4 Atores coletivos, associativismo sindical e empresarial

III – O trabalho ao nível organizacional e societal: 3.1 Da qualificação à competência no trabalho: Formação, emprego e atividade; 3.2 Trabalho decente e trabalho não decente: estudo de várias problemáticas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A team based learning é uma metodologia cada vez mais usada em contexto universitário com resultados impressionantes ao nível do desenvolvimento nos e nas estudantes de autonomia, literacia cientifica, dinâmica de grupo, espirito critico e argumentação. O facto de se conjugar esta metodologia, de aprendizagem em equipa com momentos de avaliação individuais e contínuos ao longo do semestre permite que cada discente se situe no processo e consiga refletir sobre a sua própria aprendizagem.



Bibliografia principal 1 Bibliografia base
Freire, João (2001), Sociologia do Trabalho: uma introdução, Afrontamento, Porto
Grint, Keith (1998), Sociologia do Trabalho, Piaget, Lisboa
Mintzberg, H. (1995), Estrutura e dinâmica das organizações, Dom Quixote, Lisboa

2 Adicional
Casaca, S. F. (Coord.) (2012) Mudanças laborais e relações de género, Coimbra, Almedina.
Crozier, Michel (1964) Le phénomène bureaucratique, Paris, Le Seuil.
Dray, G. (Coord.) (2016) Livro verde sobre as relações laborais, Lisboa, GEP.
Edgell, Stephen, Gottfried, Heidi and Granter, Edward (2016) The SAGE Handbook of Socioloy of Work and Employment, London, SAGE.
Friedman, Georges (1968) O Futuro do Trabalho Humano, Lisboa, Moraes Editores.
Holland, Peter and Brewster, Chris (Ed.) (2020), Contemporary work and the future of employment in developed countries, New York, Routledge.
Kovacs, Ilona (coord.) Sara F. Casaca, Maria C. Cerdeira, João Peixoto (2014) Temas Actuais da Sociologia do Trabalho e da Empresa, Coimbra, Almedina

Língua Português
Data da última atualização: 2023-11-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.