Objectivos de Aprendizagem |
É objetivo o de sensibilizar os estudantes para a importância dos movimentos sociais e do ativismo no atual contexto social compreendendo e analisando as dinâmicas, causas, objetivos e impactos na sociedade. É igualmente objetivo o de sensibilizar para a emergência de regimes populistas e anti-democráticos, que colocam em causa liberdades e garantias face ao autoritarismo, intolerância, violência, desinformação e o nacionalismo exacerbado, contribuindo para a compreensão da complexa relação entre indivíduos, grupos e a sociedade como um todo nos variados processos de mudança social. Além disso, é objetivo fornecer insights valiosos para a formulação de críticas na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A avaliação na UC contempla dois regimes possíveis: o de Avaliação Contínua e o de Avaliação Final. A avaliação contínua implica o cumprimento de todos os 3 requisitos a seguir mencionados: • Preparação e apresentação de um tema em aula – Grupo – 40% • Teste de avaliação -- Individual – 50% • Presença e participação ativa nas aulas – 10% Se algum destes requisitos não for cumprido, o estudante será automaticamente remetido para o regime de avaliação por Exame. O regime da avaliação final remete o estudante diretamente (e sempre) para Exame Final. A sua admissão a este exame será feita a partir do momento em que tenha mais de 7,0 valores no teste de avaliação individual, que terá de obrigatoriamente realizar.
|
Bibliografia principal |
Estanque, Elísio (2008), “Sindicalismo e movimentos sociais (I)”. Janus, 1, pp. 184-185. Fernandes, A. (2014), Para uma Democracia Pluralista e Participativa, Lisboa, Mundos Sociais. Fernandes, Tiago (2019), Cultura Política e Democracia, Lisboa, Fund.Francisco M. dos Santos Gohn, Maria da Glória (2011), “Sociologia dos movimentos sociais: um balanço das teorias clássicas e contemporâneas”, Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies, 36(72), pp. 199-227. Monteiro, Alcides A., & Montez, Mário (2015), “Sentidos de mobilização e de desmobilização da ação coletiva”, Opinião Pública, 21(1), pp. 217-237. Nunes, Cristina (2014), “O conceito de movimento social em debate: dos anos 60 até à atualidade”, Sociologia, Problemas e Práticas, nº 75, pp. 131-147. Tarrow, Sidney (2005), “The New Transnational Activism”. Cambridge University Press. Tilly, Charles (2007), Social Movements. London, Paradigm Publisher Touraine, Alain (1996), O que é a democracia? Lisboa, Piaget
|