Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Farmacognosia II

Farmacognosia II

Código 13646
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante identifique os constituintes químicos do metabolismo secundário das plantas medicinais e os relacione com as respectivas propriedades químicas e biológicas.
No final da unidade curricular o estudante deve estar apto a identificar e relacionar os constituintes químicos do metabolismo secundário das plantas medicinais com as respectivas propriedades químicas e biológicas. Conhecer os diferentes grupos de compostos do metabolismo secundário das plantas quanto à sua distribuição na natureza, métodos de extracção, controlo de qualidade, estrutura química e relação estrutura-actividade
Conteúdos programáticos Teórica: 1.Compostos fenólicos: Ácidos fenólicos; Cumarinas;Lenhanos; Estilbenos;Flavonóides; Curcuminoides; Taninos; compostos quinónicos; orcinóis e floroglucinóis 2. Terpenóides e esteróides : óleos essenciais; Iridóides ; Diterpenos; Saponósidos e Cardiotónicos; Carotenóides 3. Alcalóides: Distribuição e localização; Principais atividades biológicas e usos terapêuticos; Classificação e exemplos importantes: Alcalóides com grupo amina em cadeia lateral; Alcalóides com núcleo pirrolidina, piridina e piperidina ; Alcalóides com núcleo tropano; Alcalóides com núcleo pirrolizidina; Alcalóides com núcleo quinolizidina; Alcalóides com quinoleína; Alcalóides com isoquinoleína; Alcalóides com núcleo indólico; Alcalóides derivados do metabolismo terpénico (alcalóides diterpénicos e esteróides); outros alcaloides. Metilxantinas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teóricas: 2 horas /semana. Aulas magistrais apresentadas em diapositivos com distribuição prévia aos alunos. Aulas laboratoriais: 2 horas /semana. Os protocolos dos trabalhos a executar são distribuídos aos alunos no início do semestre.
Avaliação Periódica:
I. Avaliação escrita: 2 testes parciais (80% questões teóricas + 20% questões práticas) .
II. Monografia sobre tema livre baseado em artigos científicos com apresentação.
 2. Metodologia de avaliação:
I. Os testes parciais incidirão sobre os conceitos adquiridos nas aulas teóricas e práticas e serão constituídos por 40 questões de escolha múltipla, 32 teóricas e 8 práticas. Ás questões respondidas erradamente serão descontados 10% da cotação da pergunta.
II. A monografia de pesquisa bibliográfica de tema livre deverá aplicar conhecimentos de Farmacognosia I e II, a partir da análise de um artigo científico atual, escolhido pelos estudantes ou de entre um grupo fornecido pela docente através do Moodle.
Bibliografia principal Pharmacognosie, phytochimie, plantes médicinales, Bruneton, J., Editions Techniques et Documentation, 4eme edition, 2009.
Farmacognosia e fitoquímica , Proença da Cunha, A. (Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
Trease and Evans Pharmacognosy, Evans, W.C., Edinburgh: Saunders , 2002.
Farmacopeia Portuguesa, 1º e 2º vol., 9ª Ed oficial, Ministério da Saúde, INFARMED, 2008.
Farmacognosia - Farmacognosia experimental, Costa, A. F., Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., 2001.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-09-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.