Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Estudos Práticos VIII-Desportos de Avent.,Recreação e Lazer

Estudos Práticos VIII-Desportos de Avent.,Recreação e Lazer

Código 13747
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Esta UC pretende levar o aluno a conhecer e compreender a especificidade de diferentes desportos de aventura, recreação e lazer; dominar instrumentos concetuais e materiais específicos e desenvolver competências para o ensino e treino em diferentes contextos.
• Demostra conhecimentos e capacidade de compreensão do movimento e comportamento humano através dos desportos de aventura, recreação e lazer enquanto desportos de adaptação ao meio e dos grandes espaços.
• Demonstra conhecimentos e capacidade de aplicação de princípios metodológicos e pedagógicos na intervenção em desportos de aventura, recreação e lazer.
• Demonstra e sabe aplicar os conhecimentos e ferramentas adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido que permitem a intervenção e orientação no âmbito do lazer, recreação, treino ou da educação física no ensino curricular (pré-escolar e 1º Ciclo) e de complemento curricular.
Conteúdos programáticos Módulo I – Compreensão e intervenção em desportos de aventura, recreação e lazer
Módulo II – a intervenção em desportos de aventura, recreação e lazer
ii.1. Orientação
ii.2. Montanhismo: escalada e rappel
ii.3. Tiro com arco
ii.4. Pedestrianismo
ii.5. Esqui alpino
ii.6. Atividades náuticas

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas ministradas são teóricas (T), onde se recorre ao método expositivo e reflexivo de conteúdos teóricos de suporte à compreensão de diferentes desportos de aventura, recreação e lazer, e são também teórico-práticas (TP) recorrendo-se à prática experiencial e supervisionada tendo em vista a execução técnica e gestão de situações problema. A Avaliação englobará uma avaliação escrita sobre os conteúdos teóricos e uma avaliação prática individual de competências técnicas desenvolvidas em alguns desportos como orientação, escalda e rappel.



Bibliografia principal Almada, F., Fernando, C., Lopes, H. & Vicente. (2011) A Expedição – Uma Actividade Desportiva dos Grandes Espaços, Edição V.M.L., Torres Novas.

Wilson, N. (2003). Manual de Orientação das SAS - Forças Especiais na Terra e no Mar. Lisboa: Editorial Estampa.

Silva, F., Sousa, J.C., Lopes, S. & Lopes, J. (2000). Segurança em Atividades de Aventura: Manobras de Cordas e Transposição de Obstáculos. Lisboa: Edição Centro de Estudos e Formação Desportiva – Secretaria de Estado do Desporto.

Le Brun, D. & Le Guern, F. (1996). Nature et Voyages: Petits Trucs Pour Grands Espaces. Ed. Franck Mercier. – Versão portuguesa: Castro, F. (1997). Manual de Viagem para amantes da natureza. Mem-Martins: Publicações Europa-América.

Long, J. & Raleigh, D. (1994) Chapa y Sigue: Todo sobre la Escalada Deportiva. Madrid: Edição Desnível.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-09-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.