Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Código 14841
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem 1. Apresentar a perspetiva da Psicologia do Desenvolvimento, identificando os problemas, métodos, técnicas de investigação e modelos teóricos que lhe são específicos. 2. Caracterizar e distinguir as principais perspetivas e modelos teóricos sobre o desenvolvimento humano. 3. Articular de forma integrativa e crítica as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico. 4. Descrever as características e mudanças desenvolvimentais da criança e do adolescente a partir de referenciais teóricos. 5. Integrar as diferentes dimensões desenvolvimentais da infância e da adolescência. 6. Relacionar o desenvolvimento do indivíduo com o contexto em que ocorre. 7. Analisar as implicações das tarefas desenvolvimentais no funcionamento adaptativo do indivíduo.
Conteúdos programáticos 1. Psicologia do desenvolvimento: conceito, objeto e perspetivas teóricas; perspetiva do ciclo vital.
2. Desenvolvimento na infância: considerações sobre o desenvolvimento pré-natal e suas implicações psicológicas; vinculação: constructo, perspetivas e implicações desenvolvimentais; desenvolvimento cognitivo na infância; desenvolvimento psicossocial na infância; desenvolvimento moral na infância; jogo e desenvolvimento.
3. Desenvolvimento na adolescência: conceito(s) de adolescência; desenvolvimento físico e implicações psicológicas; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento psicossocial: identidade, vinculação, relações com os pares e com a família.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino aprendizagem incluídas nesta UC incluem as seguintes atividades:
- Levantamento e sistematização de conhecimentos.
- Discussão e análise de documentos.
- Elaboração de pesquisas em bases de dados orientadas para determinados conteúdos.
- Realização de trabalhos individuais e em grupo.
- Exposições/ sistematizações teóricas.
Os parâmetros considerados na avaliação desta UC são:
- Participação/atitudes nas aulas.
- Exercícios teórico-práticos realizados ao longo das aulas.
- Trabalho de grupo.
- Testes de avaliação de conhecimentos.



Bibliografia principal Newman, B., & Newman, P. (2015). Development through life: a psychosocial approach (11th ed.). Cengage Learning.
Papalia, D. E. & Martorell, G. (2022). Desenvolvimento Humano (14 ed). Artmed.
Santrock, J. Deater-Deckard, K. & Lansford, J. (2021). Child Development: An Introduction (15th Edition). McGraw-Hill.
Sprinthall, N., & Collins, W. (2011). Psicologia do Adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista (5 ed). FCG.
Steinberg, L. (2022). ISE Adolescence (13ª ed). McGraw Hill.

Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.