Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Motivação e Emoção

Motivação e Emoção

Código 14860
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que o estudante aprenda a distinguir as principais teorias da psicologia da motivação, bem como a compreender a dimensão motivacional das emoções, e a relação que se estabelece entre motivação e emoção.
Assim, no final da UC o estudante deve ser capaz de: - distinguir as principais correntes teóricas da motivação e das emoções; - identificar os princípios motivacionais e os contextos de aplicação; - descrever as principais variáveis motivacionais e emocionais; - descrever a relação entre a motivação e as emoções; - identificar as principais funções das emoções; - demonstrar competências de trabalho em grupo; - demonstrar competências de pesquisa bibliográfica; - demonstrar competências de comunicação e de apresentação oral e escrita de trabalhos científicos.
Conteúdos programáticos 1. A motivação 1.1. Enquadramento epistemológico, questões e definições 1.2. Teorias da motivação: abordagens históricas e abordagens contemporâneas 1.3. Princípios motivacionais e contextos de aplicação
2. As emoções 2.1. A relação entre a motivação e as emoções 2.2. As origens e funções das emoções; 2.3. Síntese do estado da arte.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de aprendizagem e metodologias utilizadas incluem: a) sessões teóricas, com exposição e discussão de conteúdos; b) sessões teórico-práticas, com a discussão e análise de documentos, a realização de pesquisas nas base de dados, a realização de atividades de grupo/individuais e a apresentação de conteúdos trabalhados pelo estudante; c) o estudo independente. A avaliação contempla a realização de testes de avaliação de conhecimentos, a realização de exercícios teórico-práticos de aplicação de conhecimentos/competências realizados ao longo das aulas e a apresentação/discussão oral e escrita de conhecimentos.
Bibliografia principal Burkley, E. & Burkley, M. (2018). Motivation science. Pearson. Elliot, A. (Ed.) (2019). Advances in Motivation Science (6th ed.). Academic Press.Ford, M., & Smith, P. (2020). Motivating Self and Others: Thriving with Social Purpose, Life Meaning, and the Pursuit of Core Personal Goals. Cambridge University Press. Ford, M. (1996).Motivating humans: Goals, emotions, and personal agency beliefs. Sage Publications. Elliot, A., Dweck, C., & Yeager, D. (2017). Handbook of Competence and Motivation. Theory and Application (2nd ed.).Guilford Press. Reeve, J. (2018). Understanding Motivation and Emotion (7th ed.). John Wiley & Sons.
Lewis,M.,Haviland-Jones, J. & Barrett, L. (2018). Handbook of Emotions (4th ed.). Guilford Press. Ryan, R. M. (Ed.) (2019). The Oxford handbook of human motivation (2nd ed.). Oxford University. Revistas com publicação de artigos sobre a temática (e.g., Motivation and Emotion). Obs: será indicada bibliografia mais específica de acordo com os objectivos a trabalhar.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.