Código |
14893
|
Ano |
1
|
Semestre |
S1
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
|
Área Científica |
Química
|
Objectivos de Aprendizagem |
Esta Unidade Curricular tem como objetivo fazer uma introdução ao estudo da Química Geral. Pretende-se que o estudante apreenda, desenvolva e aplique conhecimentos fundamentais em Química Geral, designadamente: - Utilizar a tabela periódica como ferramenta na compreensão da química dos elementos - Compreender as teorias da ligação química e determinar a geometria das moléculas - Relacionar as propriedades físicas das substâncias com as forças intermoleculares - Resolver problemas de gases, com ênfase para a utilização da lei de gases ideais e a lei de Dalton - Classificar os sólidos consoante a ligação química e a sua estrutura cristalina - Utilizar e aplicar a teoria do campo cristalino para prever a estrutura e as propriedades dos complexos de metais de transição - Conhecer e aplicar conceitos básicos de termodinâmica - Compreender e aplicar os conceitos fundamentais de cinética química
|
Conteúdos programáticos |
- Propriedades dos elementos da Tabela Periódica - Ligação iónica. Energia de rede Ligação covalente. Conceito de ressonância Teorias da ligação química: VBT, VSEPR, MOT Forças intermoleculares - Gases Equações dos gases ideais e de van der Waals Sólidos Iónicos, Covalentes, Metálicos e Moleculares Estruturas e Redes. - Compostos de coordenação Propriedades dos metais de transição Série espetroquímica de ligandos Teoria do campo cristalino. Propriedades dos compostos de coordenação - Termoquímica 1.ª, 2.ª e 3.ª leis da termodinâmica Calorimetria. Ciclo de Born-Haber - Cinética Química Lei de velocidade Relação entre concentração e tempo para reações de 1.ª, 2.ª e 3.ª ordem Equação de Arrhenius - Componente Prática: Preparação de soluções e determinação de densidades. Síntese de compostos de coordenação. Determinação da entalpia de uma reação.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A transmissão dos conteúdos programáticos é fundamentalmente de caráter expositivo, embora também haja lugar para a Interrogação / Explicação. O uso de audiovisuais para apresentação dos conteúdos facilita a compreensão e aprendizagem dos mesmos; para este fim é usada a plataforma de e-Learning Moodle. O estudante terá uma aprendizagem ativa com execução de trabalhos individuais e em grupo, nomeadamente TPC, exercícios, experiências laboratoriais. Estas atividades estão em consonância com os módulos da unidade curricular e permitem ao aluno responsabilizar-se e socializar-se. A avaliação de conhecimentos é feita através de dois testes individuais 70%. A média tem que ser igual ou superior a 9,5 para aprovação. A avaliação da capacidade de execução é feita através do desempenho laboratorial 30%. A nota tem que ser igual ou superior a 9,5 para ter frequência. .
|
Bibliografia principal |
Atkins PW, Beran JA (1992). General Chemistry, 2nd ed. New York: Freeman. Chang R, Goldsby KA (2013). Química, 11.ª ed. Porto Alegre: McGraw-Hill.
|
Língua |
Português
|