Objectivos de Aprendizagem |
Consolidar e conferir novos conhecimentos no domínio da formulação e propriedades de misturas betuminosas tradicionais e não tradicionais, nomeadamente, misturas recicladas, misturas com betumes modificados, misturas com incorporação de promotores de adesividade e/ou reforçadas com fibras. Proporcionar uma formação avançada em desempenho de misturas betuminosas, servindo de especialização para o desenvolvimento de estudos de investigação neste domínio específico e para o projeto de pavimentos betuminosos. As seguintes competências serão desenvolvidas nesta unidade curricular: a) Domínio de conceitos de durabilidade e adesividade de betumes b) Compreensão da influência das propriedades do betume e dos agregados no desempenho das misturas betuminosas. c) Compreensão da influência da compactação e das ações climatéricas no desempenho das misturas betuminosas d) Domínio do estudo experimental de desempenho de misturas betuminosas;
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A unidade curricular tem a duração de um semestre letivo. As horas de contacto incluem 30 h de aulas teórico práticas (TP) e 30 h de aulas práticas (PL). A avaliação é realizada em duas fases, avaliação contínua e exame, sendo que o aluno fica dispensado de exame se aprovar na avaliação contínua. Os requisitos mínimos (assiduidade e classificação) para ser admitido a exame, bem como os critérios de avaliação contínua e de exame, são estabelecidos anualmente pelo regente da unidade curricular observando o seguinte: a avaliação contínua inclui teste(s) (40 a 60%), trabalhos práticos (40 a 60%) e participação (0 a 10%); a avaliação em exame inclui um teste (40 a 100%) e os trabalhos práticos (0 a 60%). Os trabalhos práticos podem incluir a realização de pesquisa a resolução de exercícios, trabalho de laboratório e/ou de projeto sobre o estudo de desempenho de misturas betuminosas. Em exame não é permitida a melhoria dos trabalhos práticos realizados em avaliação contínua.
|
Bibliografia principal |
Textos disponíveis no Moodle da UBI: artigos técnico-científicos, teses de mestrado, normas e recomendações, em formato pdf; Asphalt Institute, Asphalt Cold Mix Manual, Manual series Nº 14 (MS-14), Third Edition, Asphalt Institute, E.U.A., Janeiro. 1997; Asphalt Institute, A Basic Asphalt Emulsion Manual, Manual Series Nº 19 (MS-19), 4th Edition, Asphalt Institute and Asphalt Emulsion Manufacturers Association, E.U.A; Read, J., Whiteoak, D., The shell Bitumen Handbook. Shell Bitumen. UK. 2003; Del Campo, J.A.F.: “Pavimentos Bituminosos en Frio.” Editores Técnicos associados, S. A., Barcelona, España, 1983; Cabrera and Dixon: “Performance and durability of Bituminous Materials”, E&FN Spon, London, 1996. EAPA - European Asphalt Pavement Association: “Asphalt the 100% recyclable construction product” – Position Paper, June, 2014. EAPA - European Asphalt Pavement Association: “Position statement on the use of secondary materials, by-products and waste in asphalt mixtures”, 2017.
|