Objetivos Gerais
|
O objetivo geral do ciclo de estudos é assegurar uma formação especializada em Engenharia Civil, de carácter internacional, necessária ao exercício da profissão com capacidade para assumir a responsabilidade da conceção de soluções de engenharia, servindo o interesse da sociedade em geral e o seu desenvolvimento sustentável. Pretende-se que os Mestres formados na UBI exerçam a profissão de Engenheiro Civil tal como definido pela Ordem dos Engenheiros e congéneres internacionais, aplicando conhecimentos teóricos, práticos e experimentais, enquadrados por constrangimentos de natureza económica, ambiental, social e ética. Para isso, oferece uma formação conciliando: * Formação abrangente nas áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil, com aprofundamento dos seus aspetos formativos essenciais; * Especializações em ‘Estruturas e Construção’ e ‘Geotecnia e Ambiente’. |
Competências
|
O ciclo de estudos visa conferir os seguintes conhecimentos, aptidões e competências: - Capacidade de aprofundar e aplicar conhecimentos nas áreas científicas nucleares da Engenharia Civil; - Capacidade de aplicar métodos e técnicas para análise e resolução de problemas complexos e diversificados; - Capacidade de comunicação escrita e oral do seu conhecimento; - Capacidade de trabalho em equipa e de aprendizagem autónoma; - Capacidade de investigação, estudo, análise e interpretação crítica de informação; - Capacidade empreendedora, de respeito pela interdisciplinaridade e de inovação para a sustentabilidade: - Capacidade de desenvolver competências técnicas e científicas que permita uma integração rápida e eficaz na actividade profissional. |
Saídas Profissionais
|
Os diplomados da UBI poderão exercer funções técnicas, de gestão e de liderança em diversas áreas do setor da Construção Civil e Obras Públicas. A sua formação abrangente permite-lhes integrar equipas multidisciplinares em diferentes fases do ciclo de vida das infraestruturas, desde o planeamento, projeto e construção até à manutenção, reabilitação, desconstrução e demolição. As principais saídas profissionais incluem: • Projetistas em gabinetes de engenharia e consultores; • Técnicos superiores em empresas de construção, fiscalização e reabilitação de edifícios e infraestruturas, incluindo pontes, barragens, estruturas especiais, obras geotécnicas, obras de regularização fluvial, redes de abastecimento e drenagem de águas, sistemas de saneamento e gestão de resíduos, vias de comunicação, obras de urbanização, transportes e mobilidade urbana, e ainda na produção de materiais de construção, pré-fabricação, manutenção e gestão da construção; • Técnicos superiores e dirigentes em entidades públicas, autarquias e organismos reguladores; • Formadores e colaboradores em centros de I&D e institutos especializados; • Empreendedores na criação de soluções inovadoras para o setor da construção. O grau habilita os diplomados para prosseguir estudos de 3º ciclo (doutoramento) e permite o acesso a ordens e associações profissionais nacionais e internacionais, potenciando o exercício da profissão em contexto global. |
Infraestruturas
|
Lab. Aprendizagem em Construção Lab. Tecnologia da Construção Área de Testes em Clima Real Lab. Física das Construções e Patologia da Edificação Observatório da Construção e Reabilitação de Edifícios (OCRE) Lab. Caracterização e Avaliação de Materiais Lab. Saúde na Edificação (LABSED) Lab. Geologia e Mineralogia Lab. Mecânica dos Solos Lab. Prospeção Geotécnica Lab. Mecânica das Rochas Lab. Geotecnia Ambiental Lab. Monitorização Ambiental Lab. Hidráulica Fluvial e das Estruturas Lab. Saneamento Ambiental Lab. Análise de Estruturas – Modelos Físicos e Computacionais Lab. Resistência dos Materiais Lab. Técnicas Experimentais em Estruturas Sala de Projeto Lab. Complementar de Ensaios Estruturais de Elementos em Pedra Lab. Análise e Modelação do Território e Transportes Lab. Geomática Lab. Topografia Infraestrutura de apoio geral: Biblioteca Central, CREA, Centro de Ótica, FabLab, Serviços de Informática, Salas de desenho, ensino colaborativo, computadores, e estudo. |