Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Filosofia da Religião

Filosofia da Religião

Código 15582
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Objectivos de Aprendizagem No final desta UC, o aluno deve ser capaz de: 1. Identificar a morfologia fundamental do fenómeno religioso e as categorias estruturantes da experiência religiosa, na relação com outras expressões da cultura humana; 2. Contextuar historicamente e problematizar criticamente a natureza das 'hierofanias' e do fenómeno religioso. 3. Relacionar as características essenciais do judaísmo, do cristianismo (e do islamismo) enquanto fenómenos religiosos, com a génese da Filosofia da Religião na Modernidade europeia; 4. Dar conta e explicar a natureza de algumas das críticas filosóficas à religião prosseguidas ao longo da Modernidade ocidental (v.g., Descartes, Espinosa, Holbach, Kant, Hegel, Feuerbach, Nietzsche e Freud). 5. Questionar-se sobre a ambiguidade do impulso para transcendência presente na ação humana.
Conteúdos programáticos 1. As noções de fenómeno religioso e de religião. Questionamento da universalidade da experiência religiosa. As hierofanias e a demarcação qualitativa do espaço (santuário), do tempo (calendário) e da acção (puro / impuro). A polaridade Sagrado-Profano como essência do universo religioso. As noções de mito, de símbolo e de rito. A Filosofia frente à Religião. 2. Hermenêutica filosófica da religião. A) Filosofia da religião como críticas do judaísmo e do cristianismo, na Modernidade. B) A Reforma protestante, o princípio do livre exame das Escrituras e a remissão do religioso para a subjetividade crente. A emergência da Secularização. C) A ideia de 'Religião nos limites da simples razão', em I. Kant. D) A hermenêutica teológico-política do jovem Hegel, em «O Espírito do cristianismo e o seu destino»: da religião como cisão à religião como reconciliação (Volksreligion). E) De Hegel a Nietzsche, passando por Feuerbach. 3. Como 'pensar Deus' depois de Nietzsche e depois de Auschwitz?
Bibliografia principal DUQUE J. M. (2003), Dizer Deus na Pós-Modernidade, Lx., Alcalá ELIADE M. (s.d.), O Sagrado e o Profano, Lisboa, Ed. Livros do Brasil FRAIJÓ M. (1994) Filosofía de la religión, Trotta, Madrid, HEGEL G. W. Friedrich (2003), Esprit du christianisme et son destin, Paris, Vrin HEIDEGGER M. (2002), «A palavra de Nietzsche "Deus morreu"», in Caminhos de Floresta, Lx., FCG, pp. 241-305. KANT I. (2015), A Religião dentro dos limites da razão, Lx. Ed. 70. KOLAKOWSKI L .(1985), Philosophie de la religion, Paris, Fayard. LUBAC H. de (1964), O Drama do Humanismo Ateu, Porto, Porto Editora. NIETZSCHE F. (1997), Para a Genealogia da Moral. Um escrito Polémico, in Obras Escolhidas de Nietzsche: Vol. VI, Lx., Círculo de Leitores. ROSA J. (2003; em col.), "Religião”", in VELBC – Edição Séc. XXI, vol. 25, Lx., Verbo, cols. 10-53. ROSA J. (2010), “Religião: humanismo ou violência?”, in Razão e Liberdade…, Vol. I, CFUL, Lx., pp.217-244. SCHAEFFLER R. (1992), Filosofia da Religião, Lx, Edições 70.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2022-07-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.