Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional
  4. Física

Física

Código 16141
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Física
Objectivos de Aprendizagem Introdução aos fenómenos elétricos e magnéticos. Compreensão dos fundamentos da eletricidade e do magnetismo. No final desta UC o aluno deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas típicos e em situações reais na sua área de conhecimento, bem como equacionar matematicamente problemas que envolvam interações elétricas e magnéticas, combinando os conhecimentos adquiridos com conteúdos das disciplinas de Matemática.
Conteúdos programáticos Ações e forças elétricas.
Campos elétricos.
Potencial elétrico e energia potencial elétrica.
Corrente elétrica. Circuitos básicos.
Campos magnéticos.
Força magnética e aplicações.
Fontes de campo magnético.
Indução eletromagnética e aplicações.
Introdução às equações de Maxwell e às ondas eletromagnéticas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-práticas (TP) de exposição oral dos conteúdos programáticos da unidade curricular, com recurso a meios audiovisuais, acompanhadas pela resolução de problemas-tipo de aplicação e pela discussão dos resultados obtidos, incluindo vídeos de demonstração e sempre que adequado algumas demonstrações experimentais. Nas aulas os estudantes realizam os problemas de aplicação propostos, incluindo atividades com aplicação de simulações.

Avaliação final da unidade curricular será constituída por duas componentes: 1. Realização de dois testes escritos (90%), 2. Realização de problemas e atividades com aplicação de simulações (10%).
Bibliografia principal Jewett JW, Serway RA (2017). Física para cientistas e engenheiros, 9.ª ed., vol. 3. São Paulo: Cengage Learning.
Tipler PA, Mosca G (2009). Física para cientistas e engenheiros, 6.ª ed., vol. 2. Rio de Janeiro: LTC
Halliday D, Resnick R, Krane, KS (2003). Física, 5.ª edição, vol. 3. Rio de Janeiro: LTC.
Griffiths, D (2017). Intoduction to Electrodynamics 4ª edição. Cambridge University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-07-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.